STF mantém suspensão de lei sobre transporte de animais de apoio emocional

Suprema Corte confirma a paralisação da norma fluminense que previa regras e gratuidade para o transporte de animais de apoio emocional em voos.

Fonte: CenárioMT

STF mantém suspensão de lei sobre transporte de animais de apoio emocional
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal decidiu manter suspensa a lei do Rio de Janeiro que estabelecia regras e gratuidade para o transporte de animais de apoio emocional em voos nacionais e internacionais que operam no estado.

A medida confirmou a liminar do ministro André Mendonça, que havia interrompido os efeitos da Lei Estadual 10.489/2024 após pedido da Confederação Nacional do Transporte, ao interpretar que apenas o Congresso tem competência para definir normas sobre transporte aéreo.

[Continua depois da Publicidade]

Na deliberação, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Edson Fachin também reconheceram a inconstitucionalidade da norma.

Entenda

A legislação previa que companhias aéreas deveriam transportar gratuitamente animais de assistência emocional, como cães e gatos.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda assim, permitia que as empresas recusassem o embarque quando o animal não pudesse ser acomodado na cabine por peso, raça ou tamanho, além de liberar a recusa para répteis, aranhas e roedores.

Como é hoje

Atualmente, o transporte de animais de apoio emocional não é obrigatório e depende das regras de cada empresa, sendo um serviço pago.

Segundo a Anac, as companhias podem negar o transporte por falta de espaço ou quando houver risco à segurança do voo. Já cães-guia utilizados por pessoas com deficiência visual têm transporte garantido e gratuito em todo o país.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.