Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, do STF, convidaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a posse na presidência e vice-presidência da Corte, marcada para 29 de setembro. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto, onde também foi entregue o convite ao vice-presidente Geraldo Alckmin.
No mês passado, Fachin e Moraes foram eleitos pelo plenário do STF para assumirem os cargos de presidente e vice-presidente, seguindo o critério de antiguidade estabelecido pelo regimento interno da Corte. Atualmente, Fachin ocupa a vice-presidência e, conforme o critério, assumirá a presidência, sucedendo Luís Roberto Barroso, que completará seu mandato de dois anos.
Perfil
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Edson Fachin tomou posse no Supremo em junho de 2015. Natural de Rondinha (RS), construiu sua carreira jurídica no Paraná, graduando-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No STF, foi relator de casos importantes, como a Operação Lava Jato, o marco temporal de terras indígenas e a ADPF das Favelas, ação voltada para reduzir a letalidade policial em operações contra o tráfico no Rio de Janeiro.
Alexandre de Moraes, relator das ações penais da trama golpista, é formado pela Faculdade de Direito da USP e assumiu o cargo em março de 2017, indicado pelo ex-presidente Michel Temer. Antes do STF, Moraes ocupou cargos no governo de São Paulo, incluindo secretário de Segurança Pública e de Transportes, além de ter sido ministro da Justiça no governo Temer.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025