STF condena Bolsonaro e aliados por trama golpista por 4 a 1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados, iniciando agora a dosimetria das penas.

Fonte: CenárioMT

STF condena Bolsonaro e aliados por trama golpista por 4 a 1
STF condena Bolsonaro e aliados por trama golpista por 4 a 1 - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados na ação penal envolvendo a trama golpista.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, apontou que os réus cometeram crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. A exceção foi Alexandre Ramagem, condenado apenas pelos três primeiros crimes devido à suspensão de parte das acusações enquanto deputado federal em exercício.

[Continua depois da Publicidade]

Após três dias de votação, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação. O ministro Luiz Fux abriu divergência e absolveu Bolsonaro e cinco aliados, condenando apenas Mauro Cid e Braga Netto pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.

Último voto

O voto decisivo foi de Cristiano Zanin, presidente do colegiado, que destacou que os acusados agiram como uma organização criminosa para se manter no poder.

[Continua depois da Publicidade]

“As provas dos autos permitem concluir que os acusados objetivaram romper o Estado Democrático de Direito, valendo-se deliberadamente de concitação expressa ao uso do poder das Forças Armadas.”, afirmou.

Dosimetria

Com a conclusão da votação, a Turma iniciou a fase de dosimetria das penas, definindo o tempo de punição de cada réu. Alexandre de Moraes será o primeiro a anunciar as penas, seguido pelos demais ministros.

Prisão

A prisão não será automática. Ela ocorrerá apenas após a análise de recursos contra a condenação.

Quem são os réus?

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República
  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa
  • Walter Braga Netto – ex-ministro e candidato a vice em 2022
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Resumo dos votos

  • Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin: condenaram todos os réus pelos cinco crimes imputados.
  • Luiz Fux: absolveu Bolsonaro, Ramagem, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres e Almir Garnier; condenou Mauro Cid e Braga Netto apenas pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.