Fux vota pela condenação de Cid por tentativa de abolição da democracia

O ministro do STF, Luiz Fux, decidiu pela condenação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, em processo relacionado à tentativa de golpe de 2022.

Fonte: CenárioMT

Fux vota pela condenação de Cid por tentativa de abolição da democracia
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela condenação de Mauro Cid pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Fux é o terceiro magistrado a votar no julgamento que analisa a trama golpista destinada a reverter o resultado das eleições de 2022. Segundo o ministro, Cid não atuou apenas como ajudante de Bolsonaro, mas também trocou mensagens com militares sobre medidas de monitoramento do ministro Alexandre de Moraes e participou de uma reunião na casa do general Braga Netto, onde, conforme a Procuradoria-Geral da República (PGR), teria ocorrido repasse de dinheiro para financiar o golpe.

[Continua depois da Publicidade]

“Todos aqueles que queriam convencer o então presidente da República da necessidade de adotar ações concretas para abolição do Estado Democrático de Direito faziam solicitações e encaminhamentos por meio do colaborador”, afirmou Fux.

Cid foi absolvido das acusações de golpe de Estado e de dano ao patrimônio relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

[Continua depois da Publicidade]

O tempo de pena ainda não foi definido e será anunciado ao final da rodada de votação sobre os réus, podendo chegar a 30 anos de prisão em regime fechado em caso de condenação. O ministro prossegue avaliando as condutas dos demais réus.

Quem são os réus:

  1. Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
  2. Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  3. Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
  4. Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
  5. Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  6. Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
  7. Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na chapa de 2022;
  8. Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.