Mato Grosso se destaca entre os oito estados com melhor educação pública

O presidente do STF elogiou a qualidade da educação em [Mato Grosso](https://www.cenariomt.com.br/mato-grosso/) durante lançamento de projeto para jovens em Cuiabá.

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso se destaca entre os oito estados com melhor educação pública
Mato Grosso se destaca entre os oito estados com melhor educação pública - Foto: SEDUC

Em visita a Cuiabá, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, afirmou que Mato Grosso está entre os oito estados com a melhor educação pública do país. O ministro destacou o potencial econômico do estado, como maior produtor de soja, e associou esse desempenho à qualidade educacional.

Barroso participou do lançamento do projeto “Diálogos com as Juventudes” na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller. A iniciativa visa aproximar o Judiciário dos jovens, promovendo debates sobre cidadania, direitos humanos e participação social.

O governador Mauro Mendes ressaltou a importância de receber o ministro em uma escola tradicional, reconhecendo o desempenho de Mato Grosso na educação. Já o secretário de Educação, Alan Porto, enfatizou que a meta da gestão é colocar o estado entre as cinco melhores redes públicas do país até 2026, destacando o papel do projeto para o engajamento dos estudantes.

O programa aborda temas como equidade e diversidade étnico-racial, cidadania digital, justiça territorial e climática, arte, cultura e direitos humanos, com o apoio de materiais pedagógicos especialmente desenvolvidos para a ação. O Liceu Cuiabano foi a primeira de dez escolas a receber as palestras conduzidas por membros do Judiciário, que também promoverão oficinas em outras instituições.

O Diálogos com as Juventudes visa sistematizar metodologias aplicadas para ampliar o alcance das ações e fortalecer a cidadania de adolescentes e jovens, promovendo seu acesso à Justiça por meio do diálogo com o Poder Judiciário e da formação em direitos humanos.

A iniciativa faz parte do Programa Justiça Plural, uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio técnico da organização social Viração Educomunicação.