Ameaça obriga OAB-RJ a suspender atividades após alerta de bomba

A sede da OAB-RJ foi fechada temporariamente por precaução, após ameaça de atentado informada por autoridades.

Fonte: CenárioMT

Ameaça obriga OAB-RJ a suspender atividades após alerta de bomba
Ameaça obriga OAB-RJ a suspender atividades após alerta de bomba - Foto: Agência Brasil

A sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) suspendeu todas as atividades até o meio-dia desta quinta-feira (3), após receber uma ameaça de ataque. A determinação partiu da presidente da seccional, Ana Tereza Basilio, como medida de segurança. O prédio está localizado na Avenida Marechal Câmara, no centro da capital fluminense.

Segundo a OAB-RJ, o alerta foi repassado por autoridades da segurança pública na noite de quarta-feira (2). A suspeita é de envolvimento de grupos extremistas na ameaça.

[Continua depois da Publicidade]

O episódio remete a um atentado histórico ocorrido em 27 de agosto de 1980, durante o regime militar, quando a secretária da OAB, Lyda Monteiro, morreu ao abrir uma carta-bomba endereçada ao então presidente Eduardo Seabra Fagundes. A Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro confirmou em 2015 a participação do sargento Magno Cantarino Motta, que entregou o artefato, do sargento Guilherme Pereira do Rosário, responsável pela montagem, e do coronel Freddie Perdigão Pereira, que coordenou a ação. A investigação só avançou graças ao depoimento de uma testemunha ocular que trabalhava na entidade na época.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.