Ministros do STF avançam na responsabilização das redes sociais

O STF suspendeu o julgamento para buscar consenso sobre a responsabilização civil das plataformas digitais pelas postagens de usuários.

Fonte: CenárioMT

Ministros do STF avançam na responsabilização das redes sociais
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reúnem nesta quinta-feira (26) para tentar definir a tese final sobre a responsabilidade civil das plataformas que operam as redes sociais pelas postagens ilegais feitas por seus usuários.

O julgamento foi suspenso após o placar de 8 votos a 2, aguardando o voto do ministro Nunes Marques para concluir a decisão. A sessão desta tarde ainda não começou devido ao encontro entre os ministros.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar da maioria já ser favorável à responsabilização, é necessária a aprovação da tese final, que detalhará as regras para que as plataformas retirem conteúdos antidemocráticos, discursos de ódio e ofensas pessoais.

A maioria dos ministros também declarou a inconstitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), que limita a responsabilidade das redes sociais, prevendo que só podem ser responsabilizadas se não agirem para remover conteúdos ilegais após ordem judicial.

[Continua depois da Publicidade]

O resultado do julgamento vai impactar diretamente a regulamentação do uso da internet no Brasil, definindo o papel das redes sociais no controle de postagens ilícitas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .