Prefeitura libera transporte público, comércio, academias, escolas, igrejas e até cinemas em Várzea Grande

Fonte: Kethlyn Moraes, G1 MT

1 457
Foto: Secom/Prefeitura de VG

A Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana da capital, publicou nesta sexta-feira (24) novo decreto que determina a reabertura gradativa do comércio, retoma as atividades escolares, autoriza a volta do transporte público, permite o funcionamento de academias, shoppings e cinemas e autoriza a volta das atividades religiosas no município, a partir do dia 4 de maio.

Doze casos de pacientes com Covid-19 já foram registrados em Várzea Grande, até esta sexta-feira (24). Em Mato Grosso, 241 casos de Covid-19 foram registrados. Oito pessoas morreram por causa da doença.

O novo decreto atualiza as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. De acordo com o documento, as aulas retomam as atividades no próximo dia 05 de maio. Até esta data, uma nova avaliação do quadro sanitário será realizada pelo Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus do município. A reavaliação pode alterar a data do ano letivo.

Caso as aulas retornem no início de maio, além de não ter mais as férias do meio do ano, para a reposição das aulas perdidas, os alunos terão que estudar até dezembro deste ano.

[Continua depois da Publicidade]

A partir de 4 de maio, os estabelecimentos comerciais, incluindo o shopping center, também poderão retomar suas atividades, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com atendimento em 50% de sua capacidade, obedecendo as regras de segurança determinada pelas autoridades da Saúde.

O comércio do gênero alimentício poderá retornar suas atividades, a partir da mesma data, com atendimento em 30% de sua capacidade, desde que reforce as regras de distância e higienização, além do controle de fluxo de pessoas.

Os cinemas e academias poderão retornar suas atividades com atendimento de um terço de sua capacidade, evitando, assim, a aglomeração de pessoas.

O decreto também estabelece o retorno do transporte coletivo em sua integralidade a partir do dia 4 de maio, com regras de higienização, cuidados com motoristas e ventilação constante.

Sobre as atividades religiosas, o município permite a retomada dos mesmos na mesma data, desde que seja respeitada a lotação máxima de 50% da capacidade total do local, a disponibilização de produtos de higienização, distância mínima de um metro e meio entre as pessoas, controle de acesso do grupo de risco para pessoas com mais de 60 anos e proibição de pessoas sem uso de máscaras.

As atividades de prestação de serviço em geral, incluindo, assessorias e consultorias, também poderão retornar suas atividades a partir do dia 4 de maio.

Já os prestadores de serviço que possuem atendimento ao público de forma não individual, poderão fazê-lo com atendimento em 50% de sua capacidade.

Deverá ser evitado a realização de reuniões presenciais, priorizando, assim, a realização de atividades remotas.

Já os servidores públicos municipais retomam suas atividades integrais a partir do dia 11 de maio.

Todos os ramos de atividade econômica, além de instituições bancárias e lotéricas deverão ter o controle do acesso de entrada de pessoas nos locais, de modo a garantir o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas na área disponível.

[Continua depois da Publicidade]

No setor alimentício, os proprietários devem fazer a redução do número de mesas e distanciamento de um metro e meio entre uma e outra, além de determinar o uso de tocas, máscaras e álcool em gel para todos os funcionários. Deve ser priorizada a prática de servir os clientes sem eles terem acesso aos utensílios de uso coletivo e aglomeração em filas.