37.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEDeclaração do Imposto Territorial Rural teve início nesta semana em Lucas do...

Declaração do Imposto Territorial Rural teve início nesta semana em Lucas do Rio Verde

Arrecadação do ITR retorna ao município; Do total, 25% são para Educação e 15% para Saúde
Por Redação CenárioMT com Assessoria

O prazo para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) de 2021 começou na última segunda-feira (16), quando a Receita Federal passa a receber a declaração de pessoas e empresas que possuem qualquer título de imóvel rural, exceto aquelas que são isentas ou imunes. O procedimento deve ser feito até o dia 30 de setembro, pelo Programa Gerador da Declaração do ITR, no site da Receita Federal.

Precisa fazer a declaração qualquer pessoa física ou jurídica, proprietária ou titular do domínio útil, que vive ou usa a terra ou que possui qualquer título do imóvel rural, assim como a usufrutuária, que é a posse temporária.

Também está obrigada a entregar a declaração a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante.

Segundo a Receita Federal, caso o cidadão não transmita a DITR nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

Arrecadação do município

De acordo com a Secretaria de Finanças de Lucas do Rio Verde, o tributo é de responsabilidade da Receita Federal, para quem o munícipe deve realizar o pagamento. Entretanto, é necessário procurar a pasta para solicitar a pauta do ITR, ou seja, o valor do imposto.

No ano passado, as propriedades rurais luverdenses geraram a arrecadação, por meio do ITR, de R$ 5,2 milhões. A previsão é que neste ano a receita fique em R$ 5,3 milhões, aproximadamente.

A Prefeitura firmou um convênio com o Governo Federal para que 100% da arrecadação com o ITR retornem para o município. Deste valor, ficou estabelecido que 25% sejam destinados para a Educação e 15% para a Saúde. O restante do valor pode ser usado em qualquer custeio, manutenção pública ou investimentos.

O contribuinte deve procurar seu contador para fazer a declaração. A Secretaria de Finanças já disponibilizou aos contadores e entidades os valores da VTN – Valor de Terra Nua – para o exercício de 2021.

As informações sobre o VTN podem ser solicitadas por e-mail [email protected], pelos telefones (65) 3548-2336/2337/2330/2322 ou ainda via whatsapp (65) 99248-0210 ou (65) 99214-1636.

“Desde o exercício de 2009 temos o convênio com a Receita e todo o ITR retorna ao município. Também temos uma parceria muito boa com o Sindicato dos Produtores Rurais para informar o que foi arrecadado, o que estamos arrecadando. Pedimos atenção aos prazos para que não dê nenhum problema posteriormente”, enfatiza o secretário de Finanças, Giovanni Rodrigues.

 

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,337FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021
FIQUE ATENTO
Prova pra seleção de conciliador da Justiça de Lucas do Rio Verde será no domingo (26)
setembro 22, 2021
Mato Grosso
“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro
setembro 21, 2021