Manifestante é detido após ato no Recife, por descumprir decreto que proíbe aglomerações; outro homem foi preso por desacato

Fonte: G1 PE

1 307
Foto: Reprodução/TV Globo

Dois manifestantes foram detidos, neste domingo (15), durante um ato, na Zona Sul do Recife. Um deles foi preso por descumprir o decreto do governo do estado que proíbe reuniões e eventos com mais de 500 pessoas, devido à pandemia mundial do novo coronavírus, e o outro, por desacato.

O decreto foi publicado no sábado (14), para tentar conter a epidemia do vírus Sars-cov-2 no estado, que já tem oito casos confirmados.

A primeira prisão ocorreu durante o ato realizado na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, que começou às 14h e terminou por volta das 17h. De acordo com a Polícia Civil, o manifestante de 21 anos era o organizador do protesto.

Capitais brasileiras e cidades do interior registraram atos de apoio ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), contrariando orientação de autoridades da saúde de vários estados e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para suspender a realização de eventos com grandes aglomerações

[Continua depois da Publicidade]

Na avenida, centenas de pessoas se reuniram com gritos e faixas com palavras de ordem pedindo o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), e contrárias aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e favoráveis ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o delegado Sylvio Romero, o líder da manifestação foi levado à Delegacia de Boa Viagem e autuado pelo crime previsto no artigo 268 do Código Penal, que fala sobre infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. O crime tem pena prevista de um mês a um ano de detenção, além de multa.

O segundo preso, um comissário aposentado da Polícia Civil, que tem 57 anos, foi autuado por desacato à autoridade policial, por ter invadido a delegacia e desrespeitado a equipe de servidores de plantão neste domingo (15).

“Mesmo com o decreto editado pelo governador, algumas pessoas decidiram reunir um grupo em Boa Viagem. O que ocorreu foi um crime e, por causa disso, a Polícia Militar foi até o local e deteve o homem que se identificou como líder da manifestação”, afirmou o delegado.

Para os dois casos foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Na frente da Delegacia de Boa Viagem, algumas pessoas foram, durante a noite, pedir a soltura dos manifestantes. Até a publicação desta reportagem, os dois homens estavam prestando depoimento.