Nova espécie de macaco é descoberta por pesquisadores em Mato Grosso

Fonte: G1 MT

1 267
FOTO: Almério Gusmão

Uma nova espécie de macaco foi descoberta em Chapada dos Parecis, no sudoeste de Mato Grosso. O zogue-zogue de barba branca foi descrito pelo mato-grossense Almério Câmara Gusmão, aluno de doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no programa em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), desenvolvido em conjunto com um grupo de outros 15 pesquisadores de nove instituições, durante uma expedição para estudar fóssil de árvores na região.

O Brasil é o país com o maior número de primatas conhecidos. Segundo o site oficial da Sociedade Brasileira de Primatologia, são mais de 140 espécies distribuídas pelo território nacional. Após a descoberta de uma nova espécie de primata no ano passado, os pesquisadores foram surpreendidos com essa nova espécie da mesma família.

Durante o processo de observação, o padrão de cores da nova espécie foi o que chamou a atenção dos pesquisadores, que iniciaram um estudo detalhado da genética, que resultou em um artigo, recentemente publicado em uma das mais importantes revistas internacionais do assunto, a Primate Conservation.

Entre as outras instituições que participaram da descoberta estão a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal do Para (UFPA), Instituto Pró-Carnívoro (IPC), Universidade Federal do Acre (UFAC), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), e da Global Wildlife Conservation, Stony Brook University.

[Continua depois da Publicidade]

Outro registro da espécie, no mesmo período, foi na UHE Rondon II, durante um estudo de desmatamento no Sul de Rondônia realizado pela professora Mariluce da Unir. Esse foi o único registro em Unidade de Conservação, feito pela equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) do ICMBIO.

“Trata-se de mais um patrimônio natural brasileiro que enriquece a lista de fauna dos Estados de Mato Grosso e Rondônia. Agora com um nome científico é possível desenvolver estudos e implantar medidas específicas de conservação da espécie”, destaca Gusmão.

A espécie

Batizado de Plecturocebus parecis, em uma referência a onde é encontrado, Chapada dos Parecis, nos estados de Mato Grosso e Rondônia, a espécie faz parte de um grupo de macacos conhecidos popularmente como zogue-zogue-de-barba-branca, por conta da marcante barba esbranquiçada, característica única que o difere dos demais.

Outras características físicas do animal são as costas vermelhas, a ponta do rabo e as mãos esbranquiçadas. Apesar de ainda não haver estudos publicados sobre a ecologia alimentar da espécie, nos momentos em que foram encontrados na natureza foi possível observar eles se alimentando de folhas e frutos.