Com suspeita de coronavírus no país, situação é de atenção em MT, afirma médico

Apenas mato-grossenses que viajaram recentemente a alguns dos países com casos confirmados – China e Estados Unidos - devem observar se apresentam sintomas

Fonte: GAZETA DIGITAL/Vitória Lopes

com suspeita de coronavirus no pais situacao e de atencao em mt afirma medico 889808

Uma mulher de 35 anos, que esteve em Xangai, na China, desembarcou em Belo Horizonte (MG) no sábado (18) com suspeita de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que investiga o caso, a mulher chegou “com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda”.

Em Mato Grosso ainda não há alerta de risco, porém, as pessoas que viajaram para o exterior devem prestar atenção a alguns sintomas.

O coronavírus, um vírus desconhecido pela ciência até pouco tempo, causou frisson na internet e já foi detectado em outros 5 países. No entanto, o médico infectologista, Tiago Rodrigues, esclarece algumas dúvidas sobre a doença viral aguda e alerta para não se criar um estado de “caos” no serviço de saúde.

No caso de Mato Grosso, o médico afirma que ainda é difícil projetar a dimensão da doença, por se tratar de um vírus relativamente novo. “Eu, ou qualquer outro médico, somos incapazes de falar as claras quais são os espectros clínicos dessa doença. Porque a partir de agora que vamos estudar e analisar, não só nós como o mundo”, aponta.

[Continua depois da Publicidade]

Apenas mato-grossenses que viajaram recentemente a alguns dos países com casos confirmados – China e Estados Unidos – devem observar se apresentam sintomas, que são comuns a doenças virais.

“Qualquer pessoa que tenha ido a um dos países que o vírus está acontecendo, se tiver algum sintoma de doença viral, como febre, dores no corpo ou astenia, que é fraqueza, qualquer coisa nessa ordem que remeta a uma virose, tem que ficar em quarentena e observação”, explica.

A Organização Mundial da Saúde cogita declarar uma situação de emergência de saúde pública de caráter internacional em torno do vírus, assim como fez com a gripe suína e o ebola.

Os vírus, geralmente, “pulam” de outros animais e sofrem mutações, até que sejam transmissíveis a humanos. Rodrigues relata que, se comprovado que o vírus é transmitido de humano para humano, é provável que essa declaração de emergência internacional aconteça.

Os médicos e cientistas estudam se ele é facilmente propagado. Ao menos 17 pessoas morreram em decorrência do vírus, que surgiu em dezembro passado na cidade chinesa de Wuhan.

Porém, o médico infectologista esclarece que a doença ainda é um mistério e um desafio para eles. Por isso, é importante que as pessoas permaneçam atentas aos sintomas, que são podem facilmente ser confundidas com resfriados, por exemplo.

“São sintomas comuns a qualquer doença viral, até voce suspeitar que seja pelo coronavírus. O que pode ajudar é a história imigracional, saber se a pessoa foi visitar alguns desses países recentemente”.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. Contudo, foi informado que alertas de emergência só são repassados com respaldo do Ministério da Saúde.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.