Foto: Ascom Prefeitura/Francieli Cela)

Entusiasmo e motivação. Assim foi marcada a posse das novas equipes gestoras das escolas municipais de Lucas do Rio Verde. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (20), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

Ao todo, 18 equipes gestoras foram empossadas, incluindo já a gestão da nova unidade escolar, o Centro de Educação Infantil Paulo Freire.

“Será um grande desafio, tive a honra de ser convidada pelo prefeito Luiz Binotti para assumir a gestão desta nova escola e estaremos a partir do dia 29 com portas abertas para passar um pouco da experiência em gestão escolar de forma democrática, transparente e para todos. Já são muitos anos na área educacional, sendo dez na Apae e dez no CIEI Anjo Gabriel, sendo quatro deles na gestão e quatro na coordenação. O que nós queremos é ofertar uma educação de qualidade e que as famílias sejam sempre bem recebidas”, destacou a gestora do CEI Paulo Freire, Edinéia Rocha Bezerra.

Desafio é como define também Luciane Pommer, eleita para a gestão do Centro de Educação Infantil Aquarela. Ela atua na educação há nove anos.

“Sempre tive essa vontade de estar na gestão escolar e quando apareceu essa oportunidade me senti preparada e também recebi o apoio da comunidade escolar para encarar esse desafio. Já atuava junto ao conselho escolar e conheço os projetos da escola, quero poder realizar os projetos do plano de ação e favorecer ainda mais nossa escola dando continuidade ao trabalho da gestora anterior que foi excelente”, comentou a professora.

A secretária de Educação, Cleusa De Marco, salientou a importância da participação da comunidade na escolha das equipes.

“O processo de gestão democrática é fundamental para a autonomia das unidades escolares, para a organização e também para a qualidade de ensino. Então, nós primamos pelo processo democrático e primamos pela aprendizagem desses processos. Para o período de 2020/2021, 18 equipes tomam posse para liderar as comunidades escolares, alguns foram indicados, mas em 16 escolas nós tivemos a gestão democrática e os gestores foram eleitos pela própria comunidade”, explicou.

As novas equipes gestoras foram empossadas pela secretária Cleusa e pelo diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo.

“A gestão democrática é isso, é buscar cada vez mais a participação da sociedade na vida e na administração das escolas. A entrada de novos gestores e também a permanência de outros nos deixa muito satisfeitos, pois sabemos também da continuidade dos projetos e ações que estão sendo desenvolvidos conforme o Plano Municipal de Educação, trabalho pedagógico e da administração como um todo da escola e as melhorias que a comunidade almeja”, ressaltou o diretor.

Durante a solenidade também foram homenageados os gestores que deixaram os cargos. Marilena Inês Sandri, gestora Creche Municipal Menino Jesus desde 2012, foi uma das homenageadas. “Deixo um legado que visa o trabalho conjunto da equipe, o envolvimento da comunidade escolar, da família muito presente na escola, e com a colaboração e incentivo da secretaria municipal e de todos os profissionais da escola. Agora meu caminho é voltar para a sala de aula, ser professora da melhor maneira possível, sempre inovando e dando meu melhor para as crianças e para a sociedade”, pontuou.

Antes da posse, as equipes de gestores e coordenadores participou de uma palestra com a professora mestre em Educação e consultora socioeducativa, Jussara Ceron, com o tema “Gestão com propósito por uma escola extraordinária”.

“Lucas do Rio Verde é um município que se destaca em diferentes dimensões e o que nós temos dialogado é de que a educação é um lugar, um espaço, um tempo em que as pessoas se desenvolvem plenamente, então a formação total do sujeito depende de práticas que apostem de forma comprometida com o desenvolvimento da comunidade. Este ano, com a educação humanizadora já conquistada, nós almejamos que as escolas constituam-se enquanto lugares extraordinários onde as pessoas desejem se encontrarem todos os dias para se construírem e constituírem enquanto sujeitos históricos e sociais”, afirmou a palestrante.

Equipes gestoras:

Creche Municipal Anjo da Guarda
Gestora: CLÁUDIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Coordenadora: LUZINETE LUCINDA DE PINHO DADON

Creche Irmãs Carmelitas de Vedruna
Gestora: VILMA ALVES DOS SANTOS
Coordenadora: BENEDITA SANTANA DA SILVA

Creche Menino Jesus
Gestora: ZULMA MEDEIROS VIOLA HARTMANN
Coordenadoras: AZUIRCE PAES SILVA FERREIRA e GRACINEIA BARROS DE SOUZA

Centro de Educação Infantil Aquarela
Gestora: LUCIANE POMMER SEVERO
Coordenadoras: HELEN DE CASTRO SERROU SOUZA e RENILVA PEREIRA PAULATTI

Centro de Educação Infantil Balão Mágico
Gestora: SILVANA DE CÁSSIA KOVAL TORQUETI
Coordenadoras: MARONI VERONICE FICAGNA e JERUSA CORREA DOS SANTOS

Centro de Educação Infantil Girassol
Gestora: MARIA APARECIDA DE ALMEIDA VIDAL
Coordenadoras: ELIANE CARMO GUARDIA e REGINA APARECIDA CARDOSOS

Centro de Educação Infantil Paulo Freire
Gestora: PROFESSORA EDINEIA ROCHA BEZERRA
Coordenadora: JOICE MARTINELLI MUNHAK

Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe
Gestora: CREDI PEREIRA DA ROCHA
Coordenadora: JANETE APARECIDA PEIXOTO DA SILVA SOARES

Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel
Gestora: CARLA GRAZIELA MIOR HARTMANN
Coordenadoras: CARLISE PELISSARI ZACARIAS DE GODOI e JOSEVINE MARCON PREVEDELLO

Escola Municipal Caminho para o Futuro
Gestora: LEA ANTÔNIA CORREA DA SILVA COSTA
Coordenadores: JOSÉ MARCOS DE SOUSA, REGINALDO CARLOS CELESTINO e VERA LÚCIA DO NASCIMENTO

Escola Municipal Cecília Meirelles
Gestora: ERCIANA SANTANA CAMPOS
Coordenadores: SIRLEY ADRIANA CUCOLOTTO, OSMAR CÍCERO DA SILVA E LENIR SARAIVA GALLO

Escola Municipal Eça de Queirós
Gestora: DAIANE FÁTIMA BIZELLO
Coordenadores: LUCIANE KRAEMER DA SILVA, ANA FLÁVIA KOZERA e TIAGO LUIZ MORO

Escola Municipal Érico Veríssimo
Gestora: VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA BARROS
Coordenadores: FLAVIO LUIZ GARDIM DE ALMEIDA e MARY TACYANA ALVES CLEMENTE

Escola Municipal Fredolino Vieira Barros
Gestora: CARLA PATRÍCIA LEITE SANCHES
Coordenadoras: EDINEIA LOPES MIRANDA e JOICE MARIA SAUER BARBOSA MARCAL

Escola Municipal Menino Deus
Gestora: ELOIZA VASCO DA CRUZ
Coordenadoras: ENELSI MEISTER, ERONICE NORBERTO DA SILVA e JHENIFER PATRICIA DA SILVA

Escola Municipal Olavo Bilac
Gestor: ELTON KLIEMANN
Coordenadores: EDIVANI APARECIDA KUJAWA, LUZINALDO PEDRO CELESTINO e LUZIANE APARECIDA RIBEIRO

Escola Municipal São Cristóvão
Gestora: ANDREIA PEDRASSANI OTTONI GUGEL
Coordenadoras: ELIZA DIAS DE CARVALHO SOUTO e SILVANA BEATRIZ CHAVES DOS SANTOS

Escola Municipal Vinícius de Moraes
Gestora: SIMONE SANTANA
Coordenadoras: DEBORA MARIA GONÇALVES S DE OLIVEIRA, MAIDA APARECIDA ARANTES PASSOS SILVA e SARA MELQUIADES DE SANTANA