Com 14 usinas, Mato Grosso é o 2º maior produtor de biodiesel do país

Fonte: TV Centro América

1 66

Mato Grosso é o segundo maior produtor de biodiesel do país e tem 14 usinas instaladas. Em 2018, foram comercializados mais de R$ 5 bilhões de litros de biodiesel no estado. Assim como outros biocombustíveis, o biodiesel usa fontes renováveis de energia. A soja é uma das principais matérias-primas para produção do biodiesel.

De acordo com Daniel Latorraca, economista do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), com o fomento do biodiesel, a agroindústria fica estimulada e por consequência da produção de soja.

Os especialistas e produtores de combustíveis dizem que a expectativa do setor é de que, a partir deste mês, a mistura do biodiesel no diesel aumente de 10% para 11%. Esse percentual deve chegar a 15% até 2023.

No Brasil, a comercialização de biodiesel é feita por meio de leilões públicos organizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). No total, são 51 usinas produtoras. Uma delas fica em Sorriso, a 420 km da capital. Em Mato Grosso, são produzidos 290 mil litros de biodiesel por dia.

[Continua depois da Publicidade]

Estênio Carvalho, gerente da usina em Sorriso, contou que no último leilão, do total da produção mato-grossense, 61% foram para região norte do país, 21% para o nordeste e 18%, para o centro-oeste.

Segundo Rodrigo Guerra, vice-presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel Nacional (Aprobio), o mercado do biodiesel está aquecido.

“Necessitamos de mais investimentos tanto na ampliação das próprias instalações, como para entrada de novos players para atender o mercado no futuro”, comentou.

Segundo pesquisadores, a fumaça preta que sai do motor dos veículos à diesel que não usam filtros não são benéficos. A fumaça tem partículas de gás carbônico (co2) que, quando são liberadas na atmosfera, contribuem para o aquecimento global. Para amenizar os impactos decorrentes dessa queima de combustível, foi desenvolvido o biodiesel.

Evandro Luiz, pesquisador do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), explicou que o biodiesel é um combustível oxigenado e que contém o átomo de oxigênio (o2) que não tem no diesel. Esse oxigênio presente no óleo vegetal é que gera uma queima melhorada do combustível no motor e possibilita a redução nos gases do efeito estufa.