Campanha da Fraternidade 2019 debate sobre Políticas Públicas

A Campanha da Fraternidade (CF) 2019, teve seu lançamento na ultima ‘Quarta-feira de Cinzas’

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

cf2019
Fonte: CNBB

A Campanha da Fraternidade (CF) 2019, que teve seu lançamento na ultima ‘Quarta-feira de Cinzas’ chama atenção para o envolvimento da sociedade quanto ao tema ‘Políticas Públicas’.

Assim como nas demais paróquias do Brasil, em Lucas do Rio Verde-MT, o tema central da campanha idealizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será trabalhado durante todo o período da quaresma, tanto nas missas, bem como nos grupos e movimentos ligados à igreja católica.

De acordo com a CNBB “a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática, direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. Além disso, a Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.

Com tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), a Campanha da Fraternidade remete não só, a comunidade católica, mas também a grupos de outras denominações religiosas a reflexão sobre a realidade pela qual nossa sociedade está passando, muitas vezes, sem amparo de políticas públicas capazes de diluir os mais diversos conflitos existentes, afirmou o pároco de Lucas do Rio Verde, Padre Odilo Hoeppers.

[Continua depois da Publicidade]

A Campanha da Fraternidade 2019 propõe a todos os cristãos e pessoas de boa vontade a fazer uma reflexão sobre realidades que machucam, realidades que não são humanas e que provocam prejuízos à pessoa humana”, afirmou Hoeppers, comentando ainda que através de várias outras Campanhas da Fraternidade foi possível a criação de várias políticas públicas.

Teve uma campanha voltada aos menores, que a partir daí surgiu o Estatuto da Criança e Adolescente; tivemos a campanha referente aos idosos, que a partir dela surgiu também o Estatuto do Idoso. Foi realizada campanha também com o tema Amazônia, que inspirou a conscientização de proteger e guardar esse grande ‘pulmão’ que nosso planeta tem. Tratamos ainda durante as CF’s a preocupação com o bioma e cuidados com o meio ambiente”, lembrou.

WhatsApp Image 2019 03 07 at 16.19.41 1
Pe. Odilo Hoppers: Pároco de Luca do Rio Verde

“Não se trata de políticas de governo, mas sim, ações concretas na defesa da vida, da dignidade da pessoa humana”, finalizou o pároco de Lucas do Rio Verde.

De acordo com a CNBB, a Campanha da Fraternidade é apresentada como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.

Em 2019, a Conferência convida todos a percorrer o caminho da participação na formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.