Fotógrafo registra belezas naturais no Pantanal Mato-grossense

0
Rodovia Transpantaneira, no evento 4 Pedal do Pantanal, evento de passeio ciclístico. - Foto por Evandro Cunha

O pantanal está localizado  no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, encontrado também no Paraguai e na Bolívia. É uma das maiores planícies inundáveis do planeta, correspondendo a 2% do território brasileiro. E foi neste cenário que o fotógrafo cuiabano Evandro Cunha registrou uma fotografia que compõem a região pantaneira.

Fico emocionado e grato por ter tido a oportunidade de fazer este registro, naturalmente representativo. Um jacaré enorme, lindo, junto à placa de entrada do Pantanal, sem nenhum obstáculo, contendo todos os objetos que pode descrever este lugar incrível”, relata Evandro.

O complexo Pantanal é um bioma, constituído por savana estética, que é uma vegetação tropical, ou caatinga, alagada em sua maior parte, pois seu estado plano facilita o alagamento. Com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, é considerada Patrimônio Cultural Mundial e reserva da Biosfera, pela Unesco.

Seu verdadeiro nome é MT-060, mas todos conhecem a localidade como Transpantaneira. Essa estrada corta o Pantanal de Mato Grosso, ligando a pequena cidade de Poconé-MT ao distrito de Porto Jofre-MT. Já na divisa com Mato Grosso do Sul, são 150km de extensão, sendo um dos grandes atrativos turísticos da região, tendo como companhia as planícies alagadas e animais as margens dos rios e rodovias.

Acredito que a vida na fotografia é como um livro, cada dia uma página e a cada imagem uma nova história”, finaliza o fotógrafo.