Uso da tecnologia da Informação na saúde é tema de evento da SES

Uso da tecnologia da Informação na saúde é tema de evento da SES

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

cf29e3b068bb38f7d2360d7e8983bfd5

A Secretaria de Saúde, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), promoveu na última quinta-feira (29), no auditório da Arena Pantanal, um encontro no qual foram apresentadas novas ferramentas para serem aplicadas na área da saúde.

O evento, que teve como tema central das palestras “O Papel da Superintendência de TI na SES”, abordou a atuação estratégica e tática da STI, além de esclarecer a respeito do funcionamento da área para as Unidades Especializadas da SES. Na palestra de abertura, o Coordenador de Infraestrutura de T.I, Eder Nishioka, explicou o que é a infraestrutura de TI e como ela funciona.

Outro tema importante abordado ainda na parte da manhã foi o de Gestão da Informação, apresentado pela assessora técnica do Núcleo de Gestão estratégica para Resultados Siziébora Barbosa. “Precisamos usar ao máximo o que a tecnologia nos possibilita, isso significa sistemas integrados que possibilitem o acesso as informações em tempo real”, afirmou.

Quem abriu as apresentações no período da tarde foi Divino Miranda, Analista de TI da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN), com o tema Governo Digital na Saúde. Um exemplo desse desenvolvimento digital na área foi a criação de um APP desenvolvido pela equipe da Farmácia de Alto Custo, o APP está em fase final para o lançamento ainda em dezembro deste ano. O APP tem como objetivo melhorar o acesso às informações referentes a medicamentos e formulários, tanto para o paciente, como para os profissionais da saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Outro destaque tecnológico para saúde apresentado foi o “Hemovida “, um Sistema de Gerenciamento desenvolvido especificamente para bancos de sangue, sua função principal é informatizar todo ciclo de doação de sangue controlando cada processo. Permite os controles clínicos, financeiros, logísticos, garantindo qualidade nas informações em todo o processo do sangue doado.

O analista de sistemas e Gerente de Negócios da MTI, Sigfrid Uhde, vê como positiva a iniciativa de ações de tecnologia no setor público. “Ações como essa possibilitam aos gestores conhecer o seu papel e perceber o que pode se melhorar na prestação de serviço para a população. Com esse foco, nós, como tecnologia, temos muito a somar em prazo, tempo e custo no intuito de potencializar o serviço do governo”, explica Sigfrid.

A Superintendência de TI tem como missão a prestação de serviços de TI em conformidade com a política do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação. José Emilio, Superintendente de TI da SES, ressalta que “A Superintendência teve um desenvolvimento muito grande nos últimos oito meses em relação a execução de atividades que não eram desenvolvidas há cerca de oito anos. Espero que a TI esteja cada vez mais ativa e presente na Secretaria”