MATO GROSSO
Crea-MT busca referência de sustentabilidade no Sebrae-MT para implantar projetos em nova sede
Publicado em 17/05/2018 às 01:10 | ASSESSORIA
+ -





Um grupo formado por equipe técnica de diversos setores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) visitou o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) segunda-feira, 14 de maio, para conhecer o modelo de sustentável oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na intenção de buscar ideias para  desenvolver na nova sede que será construída pelo Conselho. O novo prédio do Crea Mato Grosso será construído  no Centro Politico  Administrativo em uma área de 5.443, 77 metros quadrados.

De acordo com a assessora técnica do Crea-MT , engenheira civil Sônia Josete Ribeiro, o Centro Sebrae de Sustentabilidade é referência na América Latina, no assunto e vale à pena ser consultado.

“Ao formarmos uma equipe de trabalho multidisciplinar envolvendo vários setores a exemplo dos Recursos Humanos, Informática, Comunicação, equipe técnica  e estagiários  das áreas de engenharia e arquitetura. Conseguiremos trabalhar projetos e ideias reais e viáveis de sustentabilidade para a nova sede do  Conselho.  Exemplificando,  economia de energia solar, reuso de  águas pluviais  em descargas de bacias sanitárias,  irrigação de jardins, reciclagem dos resíduos orgânicos, através da vermicompostagem,   que podem ser adotadas no Crea Mato Grosso”, avalia Sônia.

De acordo com a assessora técnica do Crea-MT , engenheira civil Sônia Josete Ribeiro, o Centro Sebrae de Sustentabilidade é referência na América Latina, no assunto e vale à pena ser consultado.

Leia:  Família faz vaquinha para comprar remédio não fornecido pelo SUS para estudante com câncer em Mato Grosso

“Ao formarmos uma equipe de trabalho multidisciplinar envolvendo vários setores a exemplo dos Recursos Humanos, Informática, Comunicação, equipe técnica e estágios das áreas de engenharia e arquitetura. Conseguiremos trabalhar projetos e ideias reais e viáveis de sustentabilidade para a nova sede do Conselho. Exemplificando, economia de energia solar, reuso de águas pluviais em descargas de bacias sanitárias, irrigação de jardins, reciclagem dos resíduos orgânicos, através da vermicompostagem, que podem ser adotadas no Crea Mato Grosso”, avalia Sônia.

A equipe do Crea-MT também assistiu a um vídeo institucional sobre todos os trabalhos desenvolvidos pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade e os vários setores internos e externos existentes no prédio. O espaço expositivo e interativo, paisagismo, usina de produção fotovoltaica, bacias sanitárias, capitação de água de chuva e tratamento para a reutilização da mesma, tanto para limpeza do prédio, como para irrigação do jardim, além de ar condicionado com eficiência energética.

O analista técnico do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Nager Castilho explicou que empresas particulares e órgãos públicos fazem visitas técnicas diariamente, na busca por orientações, consultorias, cursos, palestras e oficinas sobre o tema sustentabilidade. “Temos profissionais de várias áreas ligadas do Crea-MT, como engenheiros sanitaristas, agrônomos e de outras formações. O Centro tornou-se referência em sustentabilidade até mesmo fora do país. Alcançamos o prêmio mundial BREEAM Awards 2018, e, regionalmente o prêmio Novas Construções em uso no Continente Americano”, citou o analista.

Leia:  Suspeito de alta periculosidade oferece R$ 100 mil para não ser preso pela Polícia Civil





Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Notificar
avatar
wpDiscuz