28.3 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 setembro, 2021
InícioVARIEDADESRoacutan para afinar o nariz? Médicos comentam nova moda

Roacutan para afinar o nariz? Médicos comentam nova moda

Por METRÓPOLES

O Roacutan está em alta no TikTok. Adolescentes de todo o mundo têm usado a rede social para compartilhar a evolução de suas peles durante a administração do medicamento, destinado ao tratamento da acne severa. Em meio a essa trend aparentemente inofensiva, no entanto, uma onda crescente de internautas afirma que o uso do fármaco também é capaz de afinar o nariz, garantindo uma suposta “rinoplastia gratuita e sem cortes”.

O cirurgião plástico Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University, esclarece que o remédio não é capaz de esculpir essa parte do corpo. “É realmente comum receitarmos o uso do Roacutan após a cirurgia de rinoplastia, mas não com o objetivo de afinar o nariz. Diversos estudos apontam que, se utilizado no período pós-operatório, o medicamento pode auxiliar no processo de recuperação do procedimento estético, acelerando a diminuição do inchaço e reduzindo a espessura da pele”, elucida o médico.


--Continua depois da publicidade--

“Mas, sem a realização da cirurgia, o fármaco não afina o nariz ou promover qualquer mudança no formato ou tamanho dessa estrutura”, enfatiza.

Segundo ele, o que as pessoas podem notar nessa parte do corpo é justamente a ação do medicamento de diminuir levemente a espessura da pele. “O remédio reduz o funcionamento e o tamanho das glândulas sebáceas, presentes em grande quantidade no nariz, o que, em pacientes que possuem glândulas sebáceas grandes e hiperativas, pode resultar no afinamento da pele”, esmiuça.

Efeitos colaterais

A dermatologista Clarissa Borges, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia da clínica Harmonie, alerta que o Roacutan, apesar de trazer resultados surpreendentes para a pele, também pode provocar diversos efeitos colaterais.

“O medicamento mudou o curso do tratamento da acne desde os anos 1980, mas ele exige muita responsabilidade na prescrição. Isso porque existem efeitos colaterais que estão sempre associados a ele, como o ressecamento das mucosas e a má formação do feto caso a paciente engravide durante o protocolo”, revela.

Ela alerta que o tratamento deve ser levado com muita seriedade, tanto pelo médico quanto pelo paciente. “Exames contastes são necessários, além de cuidados como a hidratação do corpo e o uso de ao menos dois métodos contraceptivos“, salienta.


--Continua depois da publicidade--

Paciente da dermatologista, a advogada Giovana Frison, de 26 anos, relata, em vídeo, o quão delicado foi o seu tratamento para espinhas com a medicação. Ela usou o remédio por quase um ano e destaca que todo cuidado é pouco quando o assunto é Roacutan.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,338FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PRESOS POR RECEPTAÇÃO
Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recupera equipamentos avaliados em R$ 80 mil
setembro 24, 2021
CASO CÂNDIDO FERNANDES
Principal suspeito de homicídio de pioneiro luverdense é preso em Itaituba-PA
setembro 24, 2021
VIOLÊNCIA SEXUAL
Em Lucas: delegado autua em flagrante idoso acusado de crime sexual
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde inicia aplicação de 3ª dose na vacinação contra a Covid-19
setembro 24, 2021