25 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTDeputado propõe política de prevenção à evasão escolar em Mato Grosso

Deputado propõe política de prevenção à evasão escolar em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT

O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado licenciado Eduardo Botelho (DEM), apresentou, na última semana, o Projeto de Lei 699/21 que institui a Política Estadual de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar. O objetivo é fortalecer o setor educacional dando condições e incentivos aos alunos de participarem cada vez mais das atividades escolares.

Se aprovado, após análise em Plenário, a proposta será embasada nos seguintes princípios: educação como principal fator gerador de crescimento econômico, promoção da igualdade de oportunidades e diminuição da violência; escola como ambiente de desenvolvimento intelectual, social, cultural, ético e crítico, necessário à formação e ao bem-estar dos alunos.

Também acesso à informação como recurso necessário à melhoria da qualidade de vida, geração de autonomia, liberdade e pleno desenvolvimento do estudante; do aprendizado contínuo desde a infância como fator valioso na melhoria da saúde e aumento da renda.
Dessa forma, seguirá diretrizes de desenvolvimento de programas, ações e articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e organizações sem fins lucrativos, que visem o desenvolvimento de competências intelectuais e socioemocionais dos alunos; desenvolvimento cognitivo; incentivar a expansão de escolas em tempo integral; interagir com a família dos alunos; aprimorar currículos complementares voltados para integração educacional tecnológica e as necessidades pedagógicas emergentes, dentre outras ações a exemplo de palestras e rodas de conversas sobre conscientização e combate à gravidez precoce.

Botelho argumenta que a situação de abandono, quando o aluno deixa de frequentar as aulas e a evasão escolar, quando não há renovação de matrícula no ano seguinte são graves, afetando a execução do direito Constitucional à Educação de nossas crianças e jovens.

Destaca que com a pandemia de covid-19 a situação se agravou, com o distanciamento social, já que as escolas públicas e particulares ficaram fechadas por muito tempo. Dados apresentam uma evasão escolar em 2020 de 70 mil alunos no estado. “O que definitivamente impactará no futuro destas crianças e adolescentes, bem como de toda a sociedade mato-grossense”, diz trecho do projeto, ao ressaltar também as dificuldades de acesso às aulas remotas.

“Por esses motivos proponho o projeto de lei para fornecer princípios e diretrizes para a política pública que busque maior eficácia à prevenção do abandono e evasão escolar, tornando a escola um lugar mais atrativo e acolhedor para nossos alunos”, diz o deputado, que também é autor de diversas indicações de reforma e construção de escolas em Mato Grosso.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021