Planos de saúde seguem liderando o ranking de reclamações

Setor concentrou 27,9% das reclamações de 2022. Principal queixa foram dúvidas de contratos (27,4%), seguido por falta de informação (18,1%) e reajustes (13,7%).

Fonte: Agência Brasil - São Paulo

planos de saude seguem no topo de queixas registradas no idec scaled
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Por duas vezes consecutivas, os planos de saúde seguem à frente ranking de queixas e atendimentos registrados no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Conforme informações divulgadas hoje (13), 27,9% das reclamações relatadas em 2019 foram dirigidas às companhias de seguros de saúde.

Trata-se da nona vez, nos últimos dez anos, em que os planos de saúde lideram o ranking. Os planos de saúde só deixaram de figurar no topo da lista em 2020, durante o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, quando os serviços financeiros passaram a figurar em primeiro lugar entre as reclamações.

A principal queixa aos planos de saúde em 2022 foram dúvidas e reclamações a respeito de contratos (27,4%), seguido por falta de informação (18,1%) e reajustes (13,7%).

Em segundo lugar no ranking estão os serviços financeiros, responsáveis por 21,2% dos registros. A maior parte das reclamações diz respeito a segurança das transações bancárias e golpes (20,1%), seguida por reclamações referentes a cláusulas contratuais (11,4%).

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