Como ter um pós-cirúrgico sem complicações? Médico explica

Fonte:

como ter um pos cirurgico sem complicacoes medico

IMG 1925

Para além da preparação antes de um procedimento cirúrgico, o pós-operatório é o período em que o paciente necessita de cuidados especiais até a sua total reabilitação para que os resultados possam sair exatamente como o esperado.

De acordo com o médico cirurgião Bora Kostic, é um momento que deve ser respeitado pelo paciente sobretudo para a prevenção de complicações.

“Após o procedimento cirúrgico, o cirurgião vai dizer o que é necessário ser feito pelo paciente, bem como as atitudes contra-indicadas durante certo período de reabilitação “, explicou.

[Continua depois da Publicidade]

Um dos cuidados necessários, segundo o médico, é com a alimentação, já que o organismo precisa de nutrientes e de energia para poder retomar seu funcionamento habitual.

Um outro ponto muito importante é o repouso. “Ele é recomendado para evitar desconfortos físicos por causa dos pontos e da cicatrização da região operada”, disse.

Para além disso, é necessário checar com o médico a indicação da realização de de qualquer nova atividade, seja ela de baixa ou alta complexidade. “Os resultados vão ser ainda mais perfeitos caso o paciente esteja sempre seguindo as orientações médicas”, finalizou.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.