Brasil e Arábia Saudita estabelecem metas de parceria para o turismo

Fonte: CENÁRIOMT

Ministério do Turismo produzirá plano de estímulo aos cruzeiros no Brasil -

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, participou, neste fim de semana, na Arábia Saudita, de reuniões bilaterais com representantes governamentais do setor do país. Um dos objetivos foi tratar de pautas de interesse mútuo, em prol do estabelecimento de metas para a cooperação no setor entre Brasil e Arábia Saudita.

Em reunião coordenada pelo vice-ministro do Turismo para Assuntos Internacionais da Arábia Saudita, Sultan AlMusallan, no domingo (02/06), os países alinharam iniciativas estratégicas para a implementação de acordos já firmados anteriormente, dentre os quais se destaca o desenvolvimento de atividades marítimas e de navegação, operação de voos adicionais e direitos para conectar os países, atração de investimentos e desenvolvimento de negócios, e o aperfeiçoamento e capacitação de destinos turísticos.

Durante o encontro, o secretário Carlos Henrique pontuou o desenvolvimento do aplicativo NavSeg pela Marinha brasileira, em parceria com o Ministério do Turismo

“Nosso objetivo é aumentar a segurança de embarcações por meio de um sistema de monitoramento de posição durante a navegação. Essa é uma das determinações do ministro Celso Sabino”, pontou.

[CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE]

O secretário destacou, ainda, a importância de somar esforços para melhorar a conectividade aérea entre Brasil e Arábia Saudita, pauta que já havia sido reforçada pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, em reuniões anteriores com os sauditas.

“Ampliar a conectividade aérea para o Brasil é um dos pilares gestão do ministro Celso Sabino, objetivando o incremento do número de turistas estrangeiros em território nacional”, destacou.

Após a reunião, foi realizada visita técnica ao megaprojeto turístico da capital saudita, Diriyah, voltado ao fortalecimento do turismo cultural e ao entretenimento. O complexo, que abriga inúmeros museus e o patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO de Al-Turaif, em uma área de mais de 14 quilômetros quadrados, tem por objetivo proporcionar aos turistas um contato com a cultura e as tradições sauditas, além de oferecer muitos restaurantes e cafeterias.

Investimentos – Ainda durante sua passagem pelo país, o secretário Carlos Henrique Sobral participou de uma agenda junto à delegação brasileira, composta de representantes de vários ministérios, inclusive com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin. Na ocasião, houve um encontro com o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Alfalih, e demais autoridades sauditas, junto a representantes do governo brasileiro.

O evento também contou com uma reunião ampliada com representantes de fundos de investimentos brasileiros e sauditas, onde seis fundos brasileiros estavam presentes, sob coordenação do BNDES. O ministro de Investimentos saudita, Khalid Alfalih, ressaltou, ainda, que o Brasil se consolida como um grande lugar para investimentos, o que foi reforçado pelo vice-presidente brasileiro, ao destacar que o Brasil é o 3º maior país recebedor de investimentos do mundo.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.