30.2 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioVAGAS DE EMPREGOOrientação profissional auxilia surdos na inserção no mercado de trabalho

Orientação profissional auxilia surdos na inserção no mercado de trabalho

Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional promove cursos de orientação e divulga oportunidades de emprego para comunidade surda
Por CenarioMT

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ligado ao Ministério da Educação, oferece orientação profissional individualizada de orientação profissional e direciona vagas de empregos por meio da Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional.

O primeiro passo para a inserção de pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho é um curso com orientações aos interessados. “Nosso primeiro passo com a pessoa surda que vai procurar o mercado de trabalho é tentar superar a barreira da comunicação possibilitando o máximo de informações possíveis”, informou Marcelo Kropf, da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação do Educando do Ines.


--Continua depois da publicidade--

Além dos candidatos, as empresas também recebem informações para receber a pessoa surda. Uma das ações é a sensibilização sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Após a fase de orientação, o Ines direciona o candidato para vagas de emprego por meio de parceria com empresas.

“Nosso trabalho, nossa visão é a inclusão, não simplesmente o emprego. Então, o direcionamento começa com uma parceria firmada com a empresa., onde a gente explica a importância da Língua de Sinais, de ter a possibilidade de intérprete. Falamos também sobre a nossa disponibilidade para dar palestras, cursos, rodas de conversa para tirar dúvidas da empresa, dos gestores”, relatou.

Os candidatos são encaminhados para vagas que atendam seu perfil e que tenham mais chances de êxito. “Nosso trabalho acontece antes, durante e depois, porque o que a gente quer é a inclusão. E incluir no mercado de trabalho é muito além do que dar um emprego para a pessoa, isso é apenas uma parte dessa história”, disse Kropf.

Serviço

Quem tiver interesse em participar do curso Orientações para o Mercado de Trabalho deve entrar em contato com a Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional (Diepro) do Ines pelo e-mail  ou pelo Facebook.


--Continua depois da publicidade--

Os serviços de qualificação profissional podem ser acessados gratuitamente por toda a comunidade.

As empresas que queiram ofertar vagas para surdos também podem entrar em contato com o Ines pelos mesmos canais disponibilizados nos links acima.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,321FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

apresentação de contas
Campanha da Expolucas arrecada R$ 32 mil para Apae e famílias de vítimas da Covid-19
setembro 16, 2021
ferrovia estadual de MT
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca agilidade do Governo para construção da 1ª ferrovia estadual de MT
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Saúde imuniza 1.500 jovens de 20 anos ou mais contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Jovens de 12 a 17 anos com comorbidades devem fazer o pré-cadastro para vacinação em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021