Transplante de barba: saiba como funciona

Fonte: Ronaldo Borges

barba

O final de ano está chegando e que tal presentear um familiar ou amigo com algo que vem crescendo muito no campo estético, como um transplante capilar ou de barba, para ele ficar com o estilo que sempre sonhou? Este ano o ex-bbb Eliezer realizou o procedimento e mostrou o resultado de seu transplante capilar e de barba que surpreendeu os internautas nas redes.

Conversamos com o Dr. Ronaldo Borges (@drronaldoborges), médico anestesiologista e tricologista, especialista em transplante e medicina capilar, que contou mais detalhes sobre o processo. Segundo ele, atualmente o método mais utilizado é o FUE (Follicular Unit Extraction), um método minimamente invasivo, onde os folículos capilares são retirados um a um, exclusivamente a partir do local doador do mesmo paciente , geralmente da cabeça usando um instrumento de precisão e, logo depois, transplantados individualmente para o local receptor desejado. O resultado desta técnica é um transplante capilar extremamente natural e com alta densidade.

O transplante acontece com aplicação de anestesia local e sedação leve, não havendo necessidade de internação, permitindo ao paciente retornar a sua casa no mesmo dia da cirurgia. Ronaldo aponta que a técnica FUE não deixa uma cicatriz linear, por conta disso o período pós-operatório é mais rápido, levando cerca de 2 dias para o paciente voltar às suas atividades, desde que não envolvam esforço físico.

A recuperação no transplante de barba é muito semelhante ao transplante capilar normal, com o acréscimo que a região da barba deve ser mantida seca por 5 dias em média. Recomenda-se um bom repouso nas primeiras 24h-48h, o paciente deve dormir com a cabeça para cima de modo que os líquidos injetados e o edema gerado migrem para região posterior do couro cabeludo e não haja fricção da região na fronha ou lençol, exercícios leves são liberados em torno de 72h, pode se realizar a volta ao trabalho caso seja um trabalho que não exija um alto desgaste físico nos primeiros dias após o transplante, banho de mar e piscina após 30 dias, exposição prolongada ao sol após 30 dias, o local pode ser raspado ou aparado em torno do 15 dia após a queda das casquinhas, momento de boa cicatrização. Essas são algumas das principais dúvidas e recomendações do pós operatório do transplante de barba e cabelos, completa o tricologista.

[Continua depois da Publicidade]

Cabe ressaltar que é um procedimento de baixo risco e pouco invasivo, o tempo de cirurgia vai depender se o paciente possui alguma barba ou não, leva em média 10 horas, quanto menos barba tiver e maior for o transplante maior o tempo. Quanto ao resultado, sendo tudo realizado de modo correto e o paciente tendo todos os cuidados mínimos, o resultado é para sempre. Os valores variam geralmente entre 20 mil a 50 mil a depender de inúmeros fatores.

FONTE:

Ronaldo Borges (@drronaldoborges), médico anestesiologista e tricologista, especialista em transplante e medicina capilar.

médico anestesiologista e tricologista carioca, Dr. Ronaldo Borges tem mais de uma década de atuação com os mais diversos tipos de pacientes e, posteriormente a anestesiologia, se especializou em transplante capilar, área onde se destaca. Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Souza Marques, Anestesiologista pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e pós-graduado em tricologia pela Faculdade BWS.