Update do Windows 11 causa problemas na migração de versões

Fonte: CenárioMT

Publicidade nos Ajustes do Windows 11: A Microsoft está indo longe demais?
Crédito: Windows 11

Administradores de TI estão enfrentando dificuldades para atualizar o Windows 11 Pro para a versão Enterprise após a instalação de patches recentes pela Microsoft.

O problema foi reconhecido pela empresa e adicionado à lista de “problemas conhecidos” da atualização de 11 de junho de 2024 (KB5039212) para as versões 22H2 e 23H2 do Windows 11.

De acordo com a Microsoft, “Após instalar esta atualização ou atualizações posteriores, você poderá enfrentar problemas ao migrar do Windows 11 Pro para uma assinatura válida do Windows Enterprise.”

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Esses problemas se manifestam como falhas nas operações de atualização do sistema operacional, podendo ser identificadas na tarefa agendada “LicenseAcquisition” do Agendador de Tarefas, exibindo um “erro de acesso negado (código de erro 0x80070005)” no campo “Último Resultado da Execução”.

A migração para a licença Enterprise é comum entre empresas que adicionam novos hardwares ao seu parque tecnológico. Portanto, essa falha representa uma dor de cabeça para muitos administradores, principalmente porque a atualização inclui correções de segurança e resolve outros problemas, como a retomada do sistema após hibernação com BitLocker ativado.

Ainda não há uma solução alternativa. A Microsoft informou que “estamos trabalhando em uma correção que será lançada em uma atualização do Windows nas próximas semanas.”

O problema parece ter surgido a partir da atualização de abril de 2024. A Microsoft também atualizou a lista de “problemas conhecidos” dessa atualização para refletir o contratempo.

Update do Windows 11 causa problemas na migração de versões
Imagem: Reprodução / Upwork

Além disso, a Microsoft identificou problemas com uma atualização do aplicativo Fotos em dispositivos com a política “BlockNonAdminUserInstall” habilitada. Esse problema afeta usuários que atualizaram o aplicativo Fotos na loja do Windows a partir de 4 de junho de 2024.

A Microsoft declarou: “Ao iniciar o aplicativo, ele pode exibir um círculo giratório, que desaparece em seguida. Se você tiver a ferramenta de monitoramento Procmon instalada em seu dispositivo, esse erro pode ser exibido como ‘Erro de acesso negado na saída do processo (Status de saída: -2147024891’).”

“Esse problema é mais provável de ocorrer se você tiver habilitado a política ‘Impedir que usuários não administradores instalem aplicativos empacotados do Windows’ ou sua política equivalente do Provedor de Serviços de Configuração (CSP), ‘BlockNonAdminUserInstall’.”

Usuários da edição Home do Windows 11 provavelmente não enfrentarão esse problema, a menos que tenham um amigo experiente em TI para aplicar algumas políticas de grupo.

Assim como no caso anterior, não há solução alternativa no momento, e a Microsoft está trabalhando em uma correção.