Yoga e sono: Como a prática milenar ajuda a dormir melhor?

Um sono de qualidade reflete diretamente em várias áreas da vida, afirma a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut

Fonte:

Design sem nome 6 1

O sono é um dos principais pilares para a saúde integral, ajudando a melhorar questões físicas que vão desde problemas cardiovasculares à obesidade, e questões mentais, como ansiedade e estresse. No entanto, atualmente muitas pessoas têm sofrido com problemas para dormir.

De acordo com um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 72% dos brasileiros possuem algum tipo de distúrbio do sono, o que, de acordo com a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, pode ser melhorado com a ajuda da prática de Yoga.

“Diversos estudos já comprovaram que o Yoga ajuda a melhorar a qualidade do sono, aumentar o relaxamento e reduzir o estresse. Em uma sociedade onde cada vez mais o sono está sendo prejudicado é importante recorrer a técnicas que ajudem a melhorar a sua qualidade”, afirma.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Como o Yoga ajuda a dormir melhor?

O estudo “Impact of long term Yoga practice on sleep quality and quality of life in the elderly” demonstrou que incluir exercícios de Yoga no dia a dia ajuda a melhorar a qualidade de sono, corroborando diversas descobertas sobre a relação entre a prática e o melhor sono.

“O Yoga ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio do estresse, o que melhora o relaxamento e reduz a ansiedade antes de dormir, um grande vilão do descanso de qualidade. Ele também ajuda a aliviar tensões físicas e regular a melatonina, o hormônio do sono”.

“Além disso, o estilo de vida que o Yoga estimula contribui para uma boa higiene do sono em respeito aos ciclos naturais do corpo humano, o que facilita o sono profundo e o despertar natural”, explica Bruna Tiboni Kaiut.

5 dicas de Yoga para praticar antes de dormir:

01 – Viparita Karani (Com pernas para cima da parede):

“Fique próxima a uma parede, deite-se de costas e estique as pernas ao longo da parede na vertical. Permaneça nessa posição por 5 a 10 minutos, respirando lentamente”, ensina Bruna Tiboni Kaiut.

02 – Virasana:

“Comece sentada sobre joelhos dobrados, mantendo os tornozelos alinhados com os joelhos. Permaneça nessa posição por 1 a 2 minutos, focando na respiração profunda e regular”.

03 – Supta Badakonasana:

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

“Deite-se e junte as solas dos pés e deixe os joelhos caírem para os lados, estendendo a pélvis. Mantenha a posição por 3 a 5 minutos, concentrando-se na respiração. Essa posição ajuda a relaxar o corpo e pode ser feita já na cama, pouco antes de dormir”.

04 – Respiração alternada:

“A respiração alternada é uma técnica de Pranayama no Yoga e consiste em usar as mãos para fechar uma narina por vez, respirando alternadamente por cada uma delas. Essa técnica ajuda a regular o sistema nervoso e relaxa o corpo”.

05 – Rotina:

“Estabeleça uma rotina para a prática do Yoga algum tempo antes de dormir, também evitando aparelhos eletrônicos, reduzindo a luz em casa, tenha horários regulares para dormir e acordar, isso ajuda a se alinhar com os ciclos circadianos, os ciclos naturais do seu corpo”, afirma Bruna Tiboni Kaiut.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.