Você sabia que alcachofra ajuda a emagrecer?

Fonte: CENÁRIOMT

Você sabia que alcachofra ajuda a emagrecer?
Você sabia que alcachofra ajuda a emagrecer? FOTO:PIXABAY

A alcachofra é um dos vegetais mais apreciados pelos cozinheiros. Mas também por especialistas em plantas medicinais , uma vez que possui várias propriedades benéficas para a nossa saúde. 

Uma das mais conhecidas é a sua capacidade de emagrecimento.

Leia também: Os riscos dos chás para emagrecer

Mas esse efeito é resultado de outras propriedades que explicaremos a seguir. 

[Continua depois da Publicidade]

Por que a alcachofra nos ajuda a perder peso?

Um dos benefícios mais conhecidos desta planta, como dissemos, é que ela pode nos ajudar a nos livrar desses quilos extras.

Sua ingestão calórica é muito baixa, a alcachofra tem menos de 1% de gordura, e isso se traduz em cerca de 22 calorias por 100 gramas. Portanto, o efeito emagrecedor da alcachofra se deve a três fatores: seu baixo nível calórico, seu efeito diurético e sua capacidade de digerir e eliminar as gorduras.

No entanto, é preciso lembrar que isso não será possível se não for acompanhado de um estilo de vida saudável, no qual uma alimentação saudável e exercícios físicos estejam presentes. 

1. Facilita a digestão

Uma das propriedades desta planta é que ela pode nos ajudar a melhorar a digestão. Devemos esta propriedade às suas folhas, que são medicinais. Eles contêm uma substância, silimarina , que aumenta a secreção de bile. Os sais biliares são essenciais para uma boa digestão e absorção dos alimentos que ingerimos, explica Luz García Toro, da Arkopharma. 

2. Eficaz na prevenção da síndrome metabólica 

A síndrome metabólica ocorre quando uma série de condições aparecem que aumentam o risco cardiovascular e a probabilidade de ter diabetes tipo 2. Essas condições são: pressão alta, glicose alta no sangue, níveis elevados de triglicérides no sangue, níveis baixos de HDL no sangue, colesterol bom e excesso gordura ao redor da cintura. A incidência de síndrome metabólica em mulheres na menopausa é de 35%.

Um estudo (randomizado, duplo-cego e placebo) estudou o efeito de 450 mg de extrato de folha de alcachofra em 56 mulheres (idade média de 38 anos) por 12 semanas.

 Os participantes foram orientados a continuar com sua dieta e hábitos de exercícios físicos.

Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no grupo alcachofra, uma vez que os seguintes parâmetros foram reduzidos: circunferência da cintura, triglicerídeos, pressão arterial e glicemia.

3. Purificante, regenerador hepático e laxante 

O extrato de folhas de alcachofra tem sido usado na medicina tradicional para aliviar problemas hepáticos e digestivos que estudos mostraram. Além disso, os principais componentes ativos da alcachofra são a cinarina e o ácido clorogênico. Estas ações traduzem-se numa ação purificante e desintoxicante do organismo. Também é ligeiramente laxante. 

4. Ajuda a regular a pressão arterial 

Outro benefício desta planta é que ela pode ajudar a manter níveis saudáveis ​​de pressão arterial. Isso foi observado em um estudo publicado no Journal of Dietary Supplements . 

[Continua depois da Publicidade]

Neste estudo, a eficácia do suco de alcachofra concentrado foi avaliada em pacientes com hipertensão leve. Após 12 semanas, a pressão arterial sistólica, a pressão no sangue que ocorre quando o coração se contrai e é chamada de número superior, caiu significativamente.

 Além disso, a diastólica, que ocorre quando o coração relaxa, foi significativamente menor do que a linha de base em comparação com o grupo placebo. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.