Um estudo conduzido pelo Instituto Ânima revelou que a relação entre professor e aluno desempenha um papel crucial na construção do propósito de vida dos estudantes. A pesquisa contou com 500 mil respostas de profissionais de educação e alunos das redes públicas de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo.
O levantamento, realizado em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social da USP (Lepes/USP), ocorreu em três etapas entre 2023 e 2024. Segundo Gustavo Mendonça Blanco, gerente-executivo do Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais (Lippe), estudantes que confiam em seus professores apresentam indicadores significativamente melhores de propósito de vida.
O estudo mostra que jovens que podem contar com seus professores para compartilhar sentimentos apresentam média de propósito de vida 16% maior, enquanto o apoio familiar contribui com um aumento de 20%. Competências socioemocionais lideram os fatores que influenciam o desenvolvimento do propósito, seguidas pela relação com o docente e saúde mental.
Saúde mental
A pesquisa também relacionou saúde mental e propósito de vida, constatando que estudantes com apoio docente apresentam até 30% mais propósito de vida, independentemente do estado de saúde mental. Fatores de risco incluem pressão dos estudos (29%), bullying (26%), padrões de beleza (24%), questões financeiras familiares (21%), sensação de solidão (16%) e influências das redes sociais (13%).
Professores
Entre os 12,5 mil docentes avaliados, o estudo analisou redes de apoio, propósito de trabalho, autoeficácia, saúde mental e capacidade pedagógica, destacando que a saúde mental e a crença na própria competência são os fatores mais relevantes para o engajamento profissional.
Projetos e iniciativas
O projeto Papo de Cabeça, em parceria com a Fundação Z Zurich, incentiva competências socioemocionais e o desenvolvimento de projeto de vida, oferecendo cursos gratuitos de pós-graduação e extensão para professores. Os programas incluem 380 horas de formação voltadas à aplicação prática em sala de aula, fortalecendo a relação professor-aluno.
Além disso, o Instituto Ânima distribui o jogo educativo Conexões que Cuidam, visando estimular autoconhecimento e autorregulação entre alunos do ensino fundamental e médio, alcançando também famílias e o público geral.
Parceiros
Fundado em 2005, o Instituto Ânima atua em parceria com secretarias estaduais de Educação na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), beneficiando mais de 15 mil docentes. A Z Zurich Foundation, com sede na Suíça, é reconhecida globalmente por seu apoio à saúde mental.


















