O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até este domingo (28) o prazo para envio de recursos relacionados aos resultados preliminares da prova prática de habilidades clínicas do Revalida 2025/1. A data final estava prevista inicialmente para sexta-feira (26).
Os participantes que desejarem contestar a nota devem acessar o Sistema Revalida e utilizar o espaço da Página do Participante, seguindo as orientações disponíveis.
A retificação que amplia o prazo foi publicada no Diário Oficial da União.
Divulgação do resultado final
Após a análise dos recursos, o resultado definitivo da segunda fase do exame será divulgado em 31 de outubro, acompanhado das justificativas de deferimento ou indeferimento apresentadas pelas bancas avaliadoras, em parecer coletivo.
Objetivo do exame
O Revalida avalia médicos brasileiros e estrangeiros formados fora do país que buscam exercer a profissão no Brasil. A prova verifica habilidades, competências e conhecimentos necessários para atuação dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a qualidade do atendimento médico no país.
Vale destacar que o exame não é utilizado para classificar instituições estrangeiras de ensino superior.
Como funciona o Revalida
Aplicado duas vezes ao ano, o Revalida possui duas etapas: uma teórica e outra prática, abordando as principais áreas da medicina — clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade. A participação na etapa prática é condicionada à aprovação nas provas objetiva e discursiva da primeira fase.