Posso comer peixe todos os dias?

Fonte: CENÁRIOMT

Posso comer peixe todos os dias?
Posso comer peixe todos os dias? FOTO:PIXABAY

Posso comer peixe todos os dias? O peixe é um produto que pode sempre incluir na sua alimentação, pois é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

ômega-3 necessário , vitamina D , zinco e aminoácidos importantes o tornam uma fonte saudável de proteína.

As recomendações dietéticas do governo dos Estados Unidos sugerem que você consuma pelo menos 226 gramas ou duas porções de peixe por semana. 

“A maior parte da ciência não analisa o consumo diário”, comentou o professor de nutrição da Harvard Medical School,  Eric Rimm  , em um artigo de 2015 na revista  TODAY . 

[Continua depois da Publicidade]

Mesmo assim, existem vários benefícios e problemas que você pode enfrentar se comer peixe regularmente.

O que acontece quando se você comer peixe todos os dias?

Reduz o risco de depressão

A depressão é um dos transtornos de saúde mental mais comuns no mundo . Embora você possa pensar que seu estado psicológico depende de outros fatores, a forma como você come também tem impacto em como você se sente.

As primeiras relações entre o distúrbio e o pescado foram observadas em regiões onde seu consumo é um dos mais elevados. Lugares como Hong Kong, Taiwan e Japão também teriam as taxas mais baixas de depressão,  disse a nutricionista Katherine Brooking ao Eat This .

“Há evidências crescentes de que algumas pessoas que sofrem de depressão não têm ômega-3 EPA e DHA suficientes”, acrescentou.

Você tem menos probabilidade de ter um ataque cardíaco

Os nutrientes do peixe protegeriam a saúde geral do seu coração, de fato, é considerado um dos melhores alimentos para este sistema.

Segundo estudos , quem consome regularmente cerca de 175 gramas de peixe por semana, teria menos risco de sofrer emergências cardiovasculares, como um derrame ou ataque cardíaco .

O ideal é escolher aqueles peixes mais gordurosos, como truta, salmão ou atum, para aumentar as concentrações de ômega-3 que você recebe.

No entanto, há uma ressalva a considerar. Já mencionamos que os estudos não testam o consumo diário de peixe, mas o escritor  Paul Greenberg colocou esse alimento à prova depois de passar um ano comendo uma porção diária para seu documentário “O Peixe no Meu Prato”.

De acordo com o que Greenberg disse ao BuzzFeed News , após 365 dias comendo peixe, seus níveis de colesterol e triglicerídeos não foram alterados e sua pressão arterial até subiu um pouco , que já estava mais alta quando ele começou. Isso teria sido causado por um aumento na quantidade de sal , teorizou Greenberg.

Embora não seja um estudo, mas a experiência de um único homem, é um efeito que não deve ser negligenciado.

[Continua depois da Publicidade]

Seu cérebro funcionaria melhor

Com a idade, a atividade cognitiva inevitavelmente diminui. Isso ocorre a partir do dano celular que vem com o passar dos anos e da exposição a certos poluentes.

No entanto, estudos científicos mostraram que essa degeneração pode ser combatida naqueles que comem peixe regularmente. Graças ao ômega-3 que contém, reduziria a inflamação que leva à deterioração neurológica.

“Comer peixe como parte de um estilo de vida saudável também pode ajudar a aumentar a quantidade de massa cinzenta no cérebro, que está associada a uma melhor memória e cognição”, explicou o nutricionista  DJ Blatner no EatThis .

Você pode estar consumindo toxinas e poluentes

O risco de consumir metais pesados, como mercúrio, ou toxinas perigosas, como microplásticos, aumenta quanto mais peixe você come.

Infelizmente, os humanos contaminaram os oceanos com essas substâncias, expondo toda a vida marinha a elas, inclusive a que comemos.

Em grandes quantidades, ambos podem causar sérios problemas, principalmente se consumidos por gestantes. O mercúrio pode prejudicar o desenvolvimento cerebral do feto. 

Até agora, as pesquisas não conseguiram descobrir os efeitos do mercúrio comercializado no cérebro humano, mas descobriram que ele causa problemas neurológicos temporários.

No caso de Greenberg, que comeu peixe por um ano, o autor relatou sentir um declínio em sua memória e um processamento de pensamento mais lento.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).