Pancreatite: o que é? Sabe quando deve suspeitar desse problema?

Fonte: Aldo José dos Santos

Você conhece alguém que já teve dor de barriga e depois descobriu que era uma pancreatite? Sabe quando deve suspeitar desse problema? Pois é disso que trataremos aqui: pancreatite aguda.

A pancreatite é uma doença potencialmente grave, e que se não tratada corretamente pode levar à morte. Os principais sintomas iniciais dela são dor abdominal, náuseas e vômitos, porém, eles também são muito comuns à outros problemas muito menos graves, como gastrite, viroses, gases, dentre outros.

[Continua depois da Publicidade]

Quando suspeitar que a dor de barriga é uma pancreatite aguda?

O pâncreas é um órgão pequeno, que mede cerca de 50 a 60cm³ e não pesa mais que 100g. Ele se localiza atrás do estômago e dos intestinos, na chamada boca do estômago, e fica muito próximo à coluna vertebral.

Ele tem duas funções principais, a primeira é produzir hormônios, os dois principais são insulina e glucagon, responsáveis pelo controle da glicose (o açúcar do sangue) na corrente sanguínea, e quando há um desbalanço na produção deles, isso pode acarretar doenças, como o diabetes.

[Continua depois da Publicidade]

A segunda função é digestiva, o pâncreas produz inúmeras enzimas para digerir os alimentos que comemos, como carboidratos, proteínas e especialmente lipídeos (gorduras).

Você pode estar se perguntando: se o nosso corpo é feito de carboidratos, proteínas e gorduras, ou seja, dos mesmos compostos que o pâncreas digere, então por que não somos digeridos pelo pâncreas?

A resposta é que essas enzimas só começam o processo de digestão no momento em que saem do pâncreas e atingem o intestino, cuja parede é preparada para que ocorra o processo de digestão.

Se acontecer uma inflamação no pâncreas, as enzimas não saem dele, e, portanto, não chegam ao intestino, e começam a digerir o próprio pâncreas, isso chama-se pancreatite aguda, e pode iniciar na região pancreática e atingir outros órgãos, como pulmão e rins.

Sintomas

A dor, que aflige o abdômen superior, próximo da boca do estômago, pode se espalhar também para os lados da barriga e para as costas, constituindo a chamada dor em faixa, que é de forte intensidade, e de acordo com muitos se assemelha a de um soco no estômago.

Outra característica importante dessa dor é que ela não é amenizada com a administração de analgésicos comuns, e ocasionalmente surge associada com náuseas e vômitos. A depender da gravidade da doença, pode ocorrer também distensão abdominal, falta de ar e icterícia.

Fatores de risco

Além dos sintomas citados, é importante investigar se o indivíduo possui algum fator de risco para o desenvolvimento da pancreatite aguda.

Pedras na vesícula respondem por mais de 50% dos casos de pancreatite aguda. Os ductos, que são espécies de canos que levam a bile ao intestino, passam próximos ao ducto do pâncreas, assim essas pedrinhas (cálculos) podem obstruir parcialmente o ducto do pâncreas, causando pancreatite.

Qualquer pessoa pode ter pedra na vesícula, porém, isso ocorre mais comumente em mulheres, em quem tem mais de 50 anos, em obesos, e em quem ingere muita gordura ou quantidade demasiada de bebida alcoólica, esta por sinal é a segunda principal causa de pancreatite aguda. Quanto maior a quantidade de álcool ingerida, pior para o pâncreas. Bebidas destiladas como pinga, vodka, whisky e conhaque, têm quantidade muito maior de álcool do que as fermentadas, como vinho e cerveja, e portanto, maior potencial de causar danos ao pâncreas.

O hábito de fumar também aumenta a predisposição de episódios de pancreatite aguda, que também podem ser causados pelo uso de determinadas medicações, alterações genéticas, taxas de triglicerídeos altas no sangue, e por alguns vírus, como o da cachumba, o citomegalovírus, o da febre amarela e o HIV (do inglês Human Immunodeficiency Virus).

Tratamento

Se você foi diagnosticado com alguma dessas infecções virais, e está sentindo dor de barriga que não melhora com analgésicos habituais, e também está tendo náuseas e vômitos, procure um médico cirurgião geral ou um cirurgião do aparelho digestivo ou um gastroenterologista.

 


Paulista de Taubaté, Aldo José dos Santos é médico generalista graduado pela UNITAU. Colabora também no portal Leet Doc

 

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Encontre mais notícias de Saúde

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .