Os efeitos preocupantes do estresse na gravidez

Fonte: CENÁRIOMT

Os efeitos preocupantes do estresse na gravidez
Os efeitos preocupantes do estresse na gravidez FOTO:PIXABAY

Você sabe quais são os efeitos do estresse na gravidez? Durante a gravidez, a mãe geralmente é submetida a situações de estresse devido a diferentes fontes, como família ou trabalho.

Nesse caso, tal situação nervosa pode ser o ponto de partida de efeitos nocivos para o bebê, como parto prematuro, desnutrição, cólica infantil e autismo. Essas consequências drásticas são expostas em uma investigação realizada pela Universidade de Granada.

A pesquisa é baseada em dados coletados de 65 milhões de mulheres grávidas na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.

Leia também: É mesmo verdade? consumir bebidas alcoólicas na gravidez faz mal ao bebê

[Continua depois da Publicidade]

O estudo também observa que o estresse durante a gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e depressão pós-parto. Portanto, os dados são mais do que alarmantes.

Consequentemente, os acadêmicos concluíram que o estresse das mães é capaz de gerar efeitos na saúde dos filhos. Os cientistas indicaram que isso ocorre porque os níveis de várias substâncias, como o cortisol, são alterados. Eles também aumentam as concentrações de neurotransmissores como dopamina, serotonina e norepinefrina.

A questão é que essas substâncias são capazes de atravessar a placenta e chegar ao feto. Da mesma forma, o estresse altera as bactérias que vivem naturalmente no intestino e que juntas são conhecidas como microbiota. Isso intervém no eixo intestino-cérebro, tanto da mãe quanto do bebê.

Diante desse panorama, oferecemos a todas as mães que estão em plena gravidez algumas dicas para evitar situações de estresse e reduzi-las cada vez que ocorrerem, evitando assim o autismo e outras doenças em seu filho.

O estresse na gravidez

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que nesta fase há muitas preocupações, principalmente nas mães de primeira viagem. No entanto, não se deve permitir que isso leve a um aumento da angústia.

A primeira medida que podemos adotar durante a gravidez para evitar estresse e doenças na criança, como desnutrição ou autismo, serão as massagens. É que estes ajudarão a descarregar as tensões, a relaxar e a dormir melhor.

Idealmente, deve ser feito pouco antes de ir para a cama. Uma simples caminhada diária de 20 minutos, em ritmo lento, pode ser um verdadeiro antídoto contra o estresse. Ao realizar yoga também será essencial.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.