Os 5 melhores exercícios para manter o peso

Fonte: CENÁRIOMT

Os 5 melhores exercícios para manter o peso
Os 5 melhores exercícios para manter o peso FOTO:PIXABAY

Harvard voltou a falar e, desta vez, nos contou quais são os melhores exercícios para manter o peso. A Faculdade de Medicina desta prestigiada universidade fala-nos disso e adverte-nos que estas recomendações não são para pessoas que estão habituadas a praticar exercício físico e para quem o desporto faz parte das suas vidas (embora também seja interessante que o pratiquem), mas sim mas sim para quem quer começar a se cuidar e ter uma vida mais saudável.

Na verdade, como eles explicam, eles nos ajudarão a manter o peso sob controle, melhorar o equilíbrio e a amplitude de movimento, fortalecer os ossos, proteger as articulações, prevenir problemas de controle da bexiga e até prevenir a perda de memória.

 E quais são esses exercícios para manter o peso? 

1. Natação

A Universidade de Harvard aponta a natação como o exercício perfeito. A flutuabilidade da água evita o impacto durante o exercício e protege as articulações. “A natação é boa para pessoas com artrite porque suporta menos peso”, explica o Dr. I-Min Lee, professor de medicina na Harvard Medical School . Além disso, este exercício pode melhorar o estado mental e melhorar o humor. E se você não gosta de nadar? Não tem problemas. Aquagym ou hidroginástica também são muito bons para queimar calorias e tonificar o corpo. 

2. Tai chi 

O segundo lugar no ranking dos melhores exercícios para a saúde é ocupado pelo tai chi. É uma arte marcial que incorpora movimento e relaxamento. Na verdade, o tai chi foi identificado como meditação em movimento. Consiste em uma série de movimentos suaves e harmônicos que vêm das artes marciais. De acordo com o Dr. Lee, é recomendado para todos e é perfeito para manter ” a forma física e o equilíbrio à medida que envelhecemos”. 

[Continua depois da Publicidade]

3. Treinamento de força 

Talvez você pense que esse tipo de exercício só é recomendado para pessoas que querem hipertrofiar os músculos. Nada está mais longe da realidade. Este tipo de treino serve para aumentar a massa muscular, algo de vital importância, já que “se os músculos não forem utilizados vão perdendo força com o tempo”. Músculo também ajuda a queimar calorias. “Quanto mais músculos você tem, mais calorias queima, facilitando a manutenção do peso corporal”, diz o Dr. Lee. Esse tipo de treinamento também ajuda a proteger a memória, por isso é recomendado para pessoas de qualquer idade. Obviamente, antes de começar a fazer exercícios de força, sejam eles com o próprio peso ou se usar material, você deve consultar um profissional do esporte para nos ajudar a aumentar gradualmente o peso para aproveitar ao máximo os benefícios . 

4. Caminhar 

Na lista dos melhores exercícios para qualquer pessoa, em qualquer idade, esse básico não poderia faltar. Caminhar é, sem dúvida, uma das melhores alternativas para melhorar a saúde e manter o peso corporal ideal. Ajuda a diminuir o colesterol, controla a pressão arterial, fortalece os ossos, melhora o humor, mantém o diabetes e as doenças cardíacas sob controle. Além disso, estudos dizem que melhora a memória e ajuda a retardar a perda de memória relacionada à idade. Comece caminhando por cerca de 10 a 15 minutos. Com o tempo, ele anda cada vez mais rápido. Idealmente, você deve passar de 30 a 60 minutos caminhando por dia, diz Harvard. 

5. Exercícios de Kegel 

Se você acha que esses tipos de exercícios são recomendados apenas para gestantes, desista dessa ideia. Eles podem não ajudá-lo a controlar seu peso corporal, mas o que farão é fortalecer os músculos do assoalho pélvico que sustentam a bexiga. Esses exercícios, de fato, ajudam a prevenir a incontinência . Embora a maioria das mulheres esteja familiarizada com os exercícios de Kegel, eles também são adequados para os homens. Estes não são exercícios difíceis. Para começar, aperte e solte os músculos que você usaria para parar de urinar ou evitar a passagem de gases. Alterne contrações e relaxamentos rápidos, com ciclos mais longos de 10 segundos cada movimento. Realizar três séries de 10 a 15 exercícios por dia ajudará você a fortalecer seu assoalho pélvico, o que lhe proporcionará uma melhor qualidade de vida. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).