O talco é prejudicial para a saúde?

Fonte: CENÁRIOMT

O talco é prejudicial para a saúde?
O talco é prejudicial para a saúde? FOTO: portaldomedico

O talco é prejudicial para a saúde? Todos nós já usamos talco em algum momento de nossas vidas. Aliás, era um dos produtos que não faltava na casa das nossas mães ou das nossas avós. Houve também um tempo em que se dizia que não era conveniente usá-los. Existe algum risco?

O pó de talco é uma preparação que é feita de talco, um mineral formado por silicato de magnésio que se caracteriza por ser um dos mais macios devido à sua finura e suavidade.

A sua origem remonta a 1878 pelas mãos do farmacêutico inglês Henry Roberts e desde então tornou-se num dos produtos mais utilizados para a higiene da pele de todas as idades, especialmente dos mais pequenos.

Originalmente, a formulação do pó de talco era apenas o mineral supracitado, mas ao longo dos anos outros componentes como óxido de zinco, carbonato de magnésio e undecilenato de zinco foram incorporados à composição. Assim como perfumes e óleos essenciais para agregar aroma ao produto e torná-lo mais atrativo para o consumidor.

[Continua depois da Publicidade]

O talco é prejudicial para a saúde?

Algumas mulheres usam talco como produto de higiene vaginal para evitar o excesso de umidade na área. O sindicato da saúde aponta que partículas de pó de talco podem ser absorvidas pela vagina e, quando em contato com as trompas de falópio, ovários e peritônio, causam inflamação e podem desencadear outros problemas de saúde. Em 1971, foi publicado um estudo americano que afirmava que o pó de talco continha amianto, um mineral altamente tóxico e cancerígeno.

Em relação a esta teoria, existem várias opiniões. Por exemplo, a American Cancer Society não acredita que haja evidências suficientes para contraindicar o uso de talco . No entanto, outras pesquisas consideram que eles estão relacionados.

Em todo o caso, e como conselho farmacêutico, diria que não é recomendado o uso de talco para a higiene feminina. Podem ser aplicados com cautela ao redor da área íntima, desde que não entre em contato com a parte interna e a flora vaginal não seja alterada de forma alguma.

A volatilidade do pó de talco pode ser considerada perigosa quando entra em contato com as membranas mucosas. Sua inalação pode irritar os brônquios. Portanto, recomenda-se não agitar o recipiente antes de usar.

Qual pó de talco foi retirado e por quê?

Como resultado da investigação americana de 1971, a que mencionei anteriormente, descobriu-se que o pó de talco contendo amianto , mais conhecido comercialmente como amianto, estava sendo comercializado e era considerado tóxico e cancerígeno.

O talco é extraído de pedreiras onde existem muitos outros minerais, incluindo amianto , portanto a contaminação cruzada teria sido a causa do pó de talco que o contém. Assim, desde o início desses estudos, todos os lotes que os continham foram retirados e a presença de amianto no pó de talco foi proibida.

Mesmo assim, a polêmica sobre o uso do pó de talco continua ativa (especialmente nos Estados Unidos), pois alguns fabricantes são acusados ​​de continuar a comercializar talco com amianto.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).