O que são probióticos?

Fonte: CENÁRIOMT

O que são probióticos?
O que são probióticos? FOTO:PIXABAY

O que são probióticos? Os probióticos são microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidade suficiente, oferecem efeitos benéficos à saúde.

 As espécies de bactérias mais utilizadas como probióticos são Lactobacillus e Bifidobacterium, embora existam mais.

A ação mais marcante dos probióticos é que, se tomados em quantidade suficiente e regularmente, ajudam a regenerar e manter o equilíbrio da microflora intestinal , essencial para o sistema imunológico e também influencia o sistema nervoso.

Abaixo, te ajudaremos a entender os benefícios do bom uso, bem como as propriedades encontradas nos probióticos.

[Continua depois da Publicidade]

Quais são os benefícios dos probióticos para a saúde?

Quais são os benefícios dos probióticos para a alimentação?
Quais são os benefícios dos probióticos para a alimentação?
FOTO: PIXABAY

Leia também: Fique sabendo: probióticos são bactérias do bem

Cerca de 70% das células imunes do corpo são encontradas no trato intestinal. Por esse motivo, os alimentos probióticos consumidos diariamente ajudam a fortalecer as defesas .

Eles também são muito úteis na prevenção e tratamento de diarréia (tanto infantil quanto aquelas causadas por tratamentos com antibióticos). E ajudam a regular o trânsito intestinal, por isso têm um efeito favorável em caso de constipação, principalmente em idosos.

Devido à sua capacidade de regenerar a microflora intestinal, tomá-los diariamente também ajuda a melhorar a saúde digestiva e fortalecer a proteção contra infecções intestinais .

Além disso, segundo alguns estudos, sua ingestão regular tem efeito positivo no tratamento de doenças inflamatórias crônicas do intestino , síndrome do intestino irritável e doença de Crohn, entre outras.

Foi demonstrado que desempenham um papel benéfico em casos de alergias e intolerâncias alimentares , especialmente na intolerância à lactose, e nas infecções vaginais .

Da mesma forma, existem evidências de que, se tomadas como parte de uma dieta saudável e equilibrada, ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue .

ALIMENTOS QUE CONTÊM PROBIÓTICOS

Entre os alimentos probióticos mais comuns em nossa dieta estão:

  • Leites fermentados, como iogurte ou kefir.
  • Vegetais fermentados, como azeitonas, chucrute e missô.

Além disso, existem inúmeros alimentos fortificados com probióticos no mercado. Eles também podem ser tomados em comprimidos, cápsulas e outras preparações farmacêuticas que contêm bactérias liofilizadas.

Cuidados ao consumi-los

Em geral, é recomendável tomá-los com o estômago vazio e evitar misturá-los com bebidas quentes.

[Continua depois da Publicidade]

Também deve-se ter em mente que, se você estiver seguindo um tratamento com antibiótico , a medicação e o probiótico não devem ser tomados juntos, mas as ingestões devem ser separadas por pelo menos duas horas .

QUANTO DEVE SER TOMADO?

Para alcançar os efeitos benéficos oferecidos pelos probióticos e que perdurem no tempo, seu consumo deve ser regular e prolongado . Não se trata de falar de quantidades específicas, mas de que a dieta deve incluir várias porções de alimentos probióticos todos os dias.

Agora, para as pessoas que sofrem de algum tipo de alteração da flora intestinal (disbiose), seja por infecção intestinal, algum tratamento com antibióticos ou estresse, além de seguir uma dieta que inclua alimentos probióticos, pode ser recomendado que também tome um suplemento probiótico , a fim de se beneficiar de sua capacidade de regenerar a microflora intestinal.

Posso exceder o seu consumo?

Através dos alimentos que fazem parte da dieta, é praticamente impossível ter uma ingestão excessiva de probióticos. Da mesma forma, se forem tomados na forma de medicamentos e suplementos nutricionais, também é difícil atingir doses excessivas.

No entanto, apesar de não terem sido descritos efeitos adversos da ingestão desse tipo de produto (por isso são considerados muito seguros ), pessoas com sistema imunológico debilitado devem consultar um médico antes de tomá-los, pois essas mesmas bactérias podem afetá-los negativamente.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).