O que prejudica mais? Ar condicionado ou ventilador?

Fonte: CENÁRIOMT

O que prejudica mais? Ar condicionado ou ventilador?
O que prejudica mais? Ar condicionado ou ventilador? FOTO:PIXABAY

O que prejudica mais? Ar condicionado ou ventilador? Nos mamíferos, a temperatura corporal central cai alguns graus para prepará-lo para descansar; portanto, se ainda estiver perto de 30°C do lado de fora, dormir pode se tornar difícil.

Felizmente, para isso, existem aparelhos como ar condicionado e ventiladores , que permitem diminuir o calor, mas nem todo mundo tem muita certeza de que podem ser mantidos por longos períodos. 

Independentemente do valor total da conta de luz que você possa receber, não é de se estranhar que algumas pessoas relatem acordar com resfriados depois de passar a noite inteira com os aparelhos ligados. 

É seguro dormir com o ar condicionado ligado?

Se você é uma das pessoas sortudas que tem ar-condicionado, pode estar se perguntando o quão seguro é usá-lo. 

[Continua depois da Publicidade]

Vários sites especializados esclarecem que mantê-los durante o sono pode trazer alguns benefícios, pois permite controlar a temperatura e deixá-la no que é considerado ideal para o descanso: entre 15,5 e 19,4 °C , segundo a National Sleep Foundation .

O especialista alertou que se você mantiver o quarto muito frio, você se expõe a mudanças de temperatura que o tornam mais vulnerável a contrair certas doenças; especialmente “neste momento particular, porque nos anos anteriores não havia uma taxa tão alta de vírus respiratórios e digestivos circulando”, explicou. 

O outro problema surge para quem sofre de alergias , pois são mais sensíveis à circulação de poeira. 

“Se eu sou alérgico ou atópico, temos mais chances de ter esse tipo de resfriado , mas realmente é uma crise alérgica ”, explicou pela manhã. “O filtro dos aparelhos de ar condicionado deve ser limpo porque acumulam poeira e pólen, assim como no ambiente.” 

E o ventilador?

Neste caso, segundo a Dra. Gema Pérez, este eletrodoméstico seria um pouco mais inócuo, pois acumula menos poeira e é muito mais fácil de limpar do que um aparelho de ar condicionado. 

De qualquer forma, o especialista recomenda que você se preocupe em desligar os aparelhos elétricos nas horas mais frias da manhã, principalmente se houver crianças, idosos ou pessoas com doenças respiratórias em casa.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).