Exercícios excêntricos: o que são, para que servem

Os exercícios excêntricos são aqueles que provocam no músculo um movimento de alongamento sob tensão.

Fonte: redação

academia
Canva - Hoje é um dia ideal para investir em atividades físicas que você goste

Os exercícios excêntricos são determinados a partir do tipo de movimento que os músculos realizam, dependendo do exercício que é praticado. Ou seja, os exercícios excêntricos são aqueles em que ocorre um alongamento das fibras musculares, enquanto os concêntricos são caracterizados, pelo contrário, por produzir uma contração muscular.

Por isso, os exercícios excêntricos são aqueles em que o movimento faz com que o músculo se alonge, e embora junto com os exercícios concêntricos acabem por fazer parte total do movimento ao fazer exercício, cada um deles tem uma função diferente, assim como seus próprios benefícios e formas de ser estimulado.

Vamos dar um exemplo muito simples: para abrir uma porta, usaremos movimentos excêntricos e concêntricos. Ao esticar o braço para alcançar a chapa ou alça, faremos um movimento excêntrico de alongamento dos músculos do braço, mas para poder mover a porta e abri-la, o movimento será do tipo concêntrico, pois as fibras musculares serão encurtadas para que o corpo possa puxar o objeto e, neste caso, abrir a porta. Semelhante ao movimento de exercícios de peito.

Agora que a diferença ficou mais clara, vamos nos concentrar em descrever e entender os exercícios excêntricos.

[Continua depois da Publicidade]
canva
Canva

O que são exercícios excêntricos?

São conhecidos como exercícios excêntricos aqueles que provocam um alongamento do músculo. De acordo com o secretário-geral do Conselho Geral de Colégios de Fisioterapeutas de Espanha (CGCFE), eles poderiam ser descritos como «O tipo de exercício que experimentamos sobre o músculo quadríceps ao descer escadas ou sentar-nos em uma cadeira muito lentamente». Também nas palavras deste especialista, pode-se distinguir por ser aquele que «emprega contrações excêntricas para a sua realização e é também conhecido como trabalho negativo… o músculo estica-se sob tensão, gerando uma acção de travagem».

Por exemplo, digamos que você sobe alguns pesos com os braços das pernas para o peito. No momento de levantá-las, o movimento é concêntrico, ao baixá-las, excêntrico. É por isso que a força dos exercícios excêntricos é aproveitada em algumas rotinas através de exercícios como press, pull ups e flexões.

Para que servem os exercícios excêntricos?

Em terapias musculares por lesões, por exemplo, exercícios excêntricos ajudam muito a reduzir o desconforto de lesões nos tendões que são difíceis de curar, incluindo a tendinite crônica. Além disso, eles ajudam a cuidar da saúde dos músculos em geral, mesmo que não haja lesões, com prevenção das mesmas, mas claro, isso deve ser feito pela mão de um fisioterapeuta profissional.

No ginásio, os exercícios excêntricos são aproveitados para o aumento da força e do tamanho dos músculos, pois são bastante eficazes se se concentrarem em certas partes do corpo durante os treinos. Isto deve-se a várias razões:

  • Ao trabalhar de forma excêntrica, os músculos tornam-se mais fortes à medida que se movem e se fortalecem através do alongamento sob tensão.
  • Promovem o crescimento dos músculos, aumentando as contrações.
  • Aumentam a flexibilidade, desde que o movimento seja feito com o máximo de alcance possível, que gradualmente irá aumentar.
  • Melhoram o desempenho ao alongar o músculo.
  • Ajudam a reduzir lesões e fortalecer tendões, bem como aumentar a elasticidade dos tecidos. Isso porque os exercícios excêntricos fortalecem não apenas os músculos, mas também os tecidos conjuntivos do corpo, o que ajuda a reabilitar dores e dores, bem como a prevenir lesões.
  • Melhoram a mobilidade ao fortalecer os músculos, mas também os tendões e a elasticidade dos tecidos.
  • Nota: exercícios excêntricos aumentam a dor muscular de início tardio. Ou seja, que a dor é sentida até 72 horas após um treino intenso.
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.