Dor renal: remédios caseiros para aliviá-la naturalmente

O rim desempenha um papel fundamental no funcionamento do corpo. Mas em muitas ocasiões o paciente não percebe que está parando de trabalhar.

Fonte: Redação

rim dor scaled
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 850 milhões de pessoas têm doença renal em todo o mundo.

É raro que as pessoas se queixem de dor renal; no entanto, essa é uma condição da qual muitas pessoas sofrem e que geralmente indica que há um problema nelas.

Além disso, poucos percebem isso, pois se manifesta como uma doença na parte inferior das costas, que pode ser muito moderada ou intensa.

Na maioria dos casos, fala-se de problemas renais, como infecções ou cálculos renais, entre outros.

Os rins desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo, pois são responsáveis por filtrar os resíduos do corpo. Esses órgãos que estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral filtram mais de 200 litros de sangue e dois litros de resíduos antes de serem eliminados do corpo através da urina.

[Continua depois da Publicidade]

Aqui estão alguns remédios caseiros para acalmar a dor renal intensa e prevenir doenças renais:

Suco de limão

  • Esta fruta cítrica contém ácido acético que ajuda a destruir as pedras que podem ser encontradas no rim, bem como dissolvê-las para que possam ser expelidas pela urina.
  • Você pode beber um copo de água com suco de limão pela manhã.
  • Além disso, você pode adicionar algumas gotas de azeite e misturar algumas colheres de sopa dele junto com o suco de limão para aumentar os efeitos positivos do limão (isso é opcional e a gosto).

Chá de sementes

  • Esta preparação é outro diurético que ajudará a limpar os rins, além da bexiga urinária.
  • Da mesma forma, o chá de sementes de aipo também pode ser eficaz no tratamento da dor renal, pois demonstrou acelerar a eliminação de substâncias que permanecem acumuladas nos rins, aumentar a produção de urina e aliviar a dor renal.

Dente de leão

  • O dente-de-leão é uma planta usada por suas propriedades, entre as quais está sua ação diurética.
  • Os sais de potássio presentes nesta planta agem estimulando a micção, o que significa que elimina a água através do corpo e, portanto, elimina toxinas. Por esse motivo, pode facilitar a limpeza dos rins e a expulsão de pequenas pedras.
  • Além disso, esta planta também estimula a circulação sanguínea nos rins e é benéfica para prevenir hemorragias hepáticas.
  • Para fazer o remédio, você só precisa preparar uma infusão desta planta e tomar uma xícara por dia.

Beba muita água

  • Os rins filtram constantemente os fluidos corporais retendo substâncias negativas para o corpo.
  • A falta de líquido, especialmente água, pode causar um acúmulo dessas substâncias nos rins, facilitando o aparecimento de infecções ou outros problemas derivados delas.
  • Por esse motivo, beber água com frequência ao longo do dia é essencial para evitar dores nos rins devido a algumas das possíveis causas.
  • A água permite se livrar das bactérias e sujeira acumuladas nos rins, que podem ser expelidas se houver um fluxo constante de água. Por exemplo, uma pequena pedra nos rins pode ser eliminada pela urina com água suficiente.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.