Como funciona a doação de órgãos no Brasil? Saiba em detalhes o desenrolar

Será que você sabe de fato para que serve a doação de órgãos? Leia mais sobre o assunto

Fonte: REDAÇÃO

Como funciona a doação de órgãos no Brasil? Saiba em detalhes o desenrolar
Como funciona a doação de órgãos no Brasil? Saiba em detalhes o desenrolar - freepik

Por muito tempo em nossa sociedade, a doação de órgãos foi um tabu, ou até mesmo era tratado com preconceito. No entanto, com o passar do tempo, as conscientizações foram tomando efeito e o número de doações só vem aumentando a cada dia mais em nosso meio. Porém, será que sabemos tudo ou, ao menos, o necessário sobre esse assunto?

Pensando em melhor deixar vocês que nos acompanham em nosso blog informado. Hoje, 30 de agosto, falaremos sobre tudo o que você precisa saber sobre a doação de órgãos. Fique sempre por dentro das notícias e dos assuntos mais pesquisados do momento. Continue lendo o nosso post e saiba mais.

Leia mais: Sistema reprodutor humano: quais doenças podem acometê-lo? Fique esperto com a sua saúde

Como funciona a doação de órgãos no Brasil? Saiba em detalhes o desenrolar
Como funciona a doação de órgãos no Brasil? Saiba em detalhes o desenrolar – freepik

O que é e para que serve a doação de órgãos?

Conforme dito na introdução, por muito tempo a doação de órgãos no Brasil, e até mesmo no mundo, era vista com algum tipo de preconceito. Porém com o passar do tempo, muitas campanhas foram sendo feitas para que de fato se tivesse por parte da população algum interesse. Seja em pesquisar sobre o assunto ou o interesse de estar ajudando alguém.

[Continua depois da Publicidade]

A doação que podemos fazer de nossos órgãos pode beneficiar até mais de 10 pessoas ao mesmo tempo. Você, enquanto doador, pode ajudar uma outra pessoa (receptor), a restituir algum órgão dela que esteja precisando dar a essa pessoa uma nova chance de vida, doando um órgão seu (como é o caso do rim, por exemplo).

De igual modo, a doação de órgãos pode proporcionar ao paciente necessitado um  prolongamento de sua expectativa de vida. Isso porque, a cada transplante feito de um doador para uma pessoa que precisa deste transplante, isso faz com que a saúde da pessoa vá sendo reestabelecida e, por conseguinte, faz com que o receptor possa voltar as suas atividades normais o quanto antes.

Como a doação pode ser feita no Brasil?

A forma como você pode usar para se tornar um doador é bem simples. Basta que você procure algum hospital e diga que tem o interesse de se tornar um doador. Desta maneira, você irá entrar numa fila de doadores, aguardando caso você seja selecionado para a doação.

Caso você seja escolhido, serão feitos alguns testes de compatibilidade de órgão e, por fim, a doação. A forma como pode-se doar um órgão vai desde cirurgia  até algum acordo que você faça ainda em vida (ou após a sua morte com autorização de algum parente). Para que, dessa forma, quando você morrer um dia, seus órgãos sejam destinados a pessoas que precisem.

Desde já, esperamos que tenha entendido um pouco mais sobre o assunto, obrigado por nos acompanhar até aqui, e até breve.

Continue aqui: Qual a função da bexiga e como cuidar bem desse órgão? Entenda tudo de uma vez

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.