Como a aspirina pode afetar o coração?

Fonte: CENÁRIOMT

Como a aspirina pode afetar o coração?
Como a aspirina pode afetar o coração? FOTO:PIXABAY

Quais são os riscos da aspirina e betabloqueadores? Dois dos medicamentos mais comuns para a prevenção de doenças coronárias podem ter o efeito oposto quando combinados com ondas de calor como as que experimentamos no verão. Esses medicamentos são aspirina e alguns que baixam a pressão arterial.

Um estudo alertou sobre fatores farmacológicos que podem estar influenciando. Dois dos medicamentos administrados para prevenir ataques cardíacos estão associados a um risco aumentado de problemas coronários quando adicionados ao calor extremo .

ASPIRINA E BETABLOQUEADORES

Esses medicamentos são os antiagregantes plaquetários , como a aspirina, e os betabloqueadores , que são medicamentos usados ​​para reduzir a pressão arterial , como o bisoprol ou o atenolol, prescritos não só em casos de hipertensão , mas também de arritmias e insuficiência cardíaca .

Medicamentos para prevenir trombos ou para baixar a pressão arterial podem aumentar o risco em mais de 63%

“ Os pacientes que recebem essas duas drogas devem tomar precauções durante as ondas de calor ”, alertou o Dr. Kai Chen, epidemiologista da Universidade de Yale (Estados Unidos), que liderou o estudo.

[Continua depois da Publicidade]

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores alemães e americanos analisaram o número de ataques cardíacos ocorridos durante os meses de primavera e verão na cidade de Augsburg, no sul da Alemanha. Eles estudaram cerca de 2.500 casos , entre 2001 e 2015, e foram relacionados à temperatura no dia do infarto .

Descobriu-se que as pessoas que tomavam medicamentos antiplaquetários e betabloqueadores para pressão arterial eram mais propensas a ter um ataque cardíaco naqueles dias mais quentes.

O RISCO DE SOFRER UM ATAQUE CARDÍACO NA ONDA DE CALOR

De acordo com dados do estudo , que foi publicado na revista Nature Cardiovascular Research , calor extremo e ataque cardíaco foram associados :

  • Em drogas antiplaquetárias com um risco aumentado de 63% .
  • Em betabloqueadores com risco aumentado de 65% .
  • Aqueles que tomaram drogas dos dois tipos tiveram um risco 75% maior .

Seus resultados não são isentos de controvérsia. Como você sabe, os medicamentos não são inofensivos. Em tudo você tem que pesar bem seus prós e contras. Existem medicamentos que apresentam mais riscos no verão . Esses que foram indicados devem ser interrompidos agora?

haver mais casos de ataques cardíacos entre aqueles que tomam este medicamento pode ser devido ao fato de que ” os pacientes são mais propensos a ter ataques cardíacos .”

Uma possível explicação é que essas drogas afetam a capacidade do corpo de regular sua temperatura.

Tanto este, como outros cardiologistas, destacaram que se trata de um estudo observacional , onde não foram inseridos os detalhes do tipo de infarto que cada caso havia. “ Não está claro que o ataque cardíaco clássico (o causado pelo bloqueio na artéria coronária ) seja causado pelo calor ”.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).