Carboidratos: eles são realmente os demônios da nossa dieta?

Com uma reputação muito ruim, esses nutrientes sempre foram muito criticados e, em inúmeras ocasiões, completamente eliminados de algumas dietas, mas você sabe realmente o que são e todos os alimentos que os contêm e que são realmente muito saudáveis?

Fonte: CENÁRIOMT

Carboidratos: eles são realmente os demônios da nossa dieta?
Carboidratos: eles são realmente os demônios da nossa dieta? FOTO:PIXABAY

A má fama acompanha os carboidratos há muito tempo, especialmente porque eles sempre foram associados a um dos motivos pelos quais você não emagrece ou até ganha peso sem medida. 

Por esse motivo, é muito comum que nas dietas de emagrecimento seu consumo seja controlado , às vezes ao extremo.

Mas nós realmente sabemos o que são carboidratos ou carboidratos? Eles são a grande causa de não perder peso? E, muito importante, são todos iguais? Nós revelamos suas dúvidas.

O QUE SÃO CARBOIDRATOS?

Quimicamente, os carboidratos são moléculas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles são compostos de açúcares ou carboidratos e sua principal função em nosso corpo é ajudar a armazenar e obter energia imediatamente . Portanto, em qualquer dieta, eles são um dos principais nutrientes , pois sua função é vital: todos os tecidos do corpo precisam usar essa glicose que os carboidratos fornecem, através do sangue, para poder realizar sua atividade corretamente. correto, do cérebro para todo o sistema nervoso.

[Continua depois da Publicidade]

TODOS OS CARBOIDRATOS SÃO IGUAIS?

Não, nem todos os carboidratos são criados iguais. Do ponto de vista nutricional, podemos encontrar carboidratos simples e complexos; dependendo de sua estrutura, da velocidade e do processo pelo qual o açúcar é digerido e absorvido pelo organismo.

  • Carboidratos simples ou de absorção rápida (glicose, frutose ou sacarose): são açúcares de sabor adocicado que são absorvidos rapidamente e passam diretamente para a corrente sanguínea, sem a necessidade de serem digeridos, o que significa que os níveis de açúcar no sangue podem ficar desequilibrados e gordurosos reservas são criadas. São eles que nos fornecem alimentos como açúcar branco ou de cana, sorvetes, doces e tortas, bebidas açucaradas, sucos de frutas, produtos ricos em farinhas e refrigerantes. Em suma, os famosos produtos ultraprocessados .
  • Carboidratos complexos ou de absorção lenta (glicogênio, amido e celulose): são açúcares que devem primeiro ser digeridos e absorvidos pelo intestino e depois passar para a corrente sanguínea. Por isso, fornecem energia de forma muito mais lenta, ajudando-nos a controlar muito melhor o nosso apetite. São aqueles que contêm, entre outros alimentos, tubérculos (batata e batata-doce), grãos integrais, vegetais e leguminosas ou frutas inteiras.

Portanto, nem todos os carboidratos são criados iguais . Ao escolhê-los, é importante que você valorize se possui um grande desgaste energético momentâneo ou contínuo. Deve ter em conta que a resposta do seu organismo, em termos de insulina, estará relacionada com a quantidade e o tipo de hidratos de carbono que ingere, bem como com os nutrientes que os acompanham, sendo estes últimos determinantes na sua utilização ou acumulação. Assim, se você consumir alimentos ricos em carboidratos (um ou outro), mas acompanhá-los com outros ricos em fibras ou proteínas, conseguirá uma melhor absorção.

Mas talvez o mais importante de tudo seja saber que 200kcal de banana não é o mesmo que 200kcal de refrigerante . Ambos são carboidratos, mas o primeiro é absorvido lentamente devido a todas as fibras e nutrientes que contém, proporcionando maior sensação de saciedade; enquanto o segundo nada mais é do que um produto processado sem nenhum benefício para o nosso organismo, mas que traz grandes danos.

Ingredientes: 1 ovo inteiro e 1 clara de ovo, 1 banana (pode ser substituída por uma maçã assada), 1 colher de chá. de óleo de coco extra virgem e canela a gosto. Para o chocolate derretido, 2 onças de chocolate entre 85%-92% de cacau. Frutas variadas para acompanhar.
Preparação: misture todos os ingredientes para fazer as panquecas: a banana amassada, o ovo, a clara e a canela. Coloque-o em uma frigideira com uma colher de chá de óleo de coco (ele gruda menos que o azeite virgem e dá um sabor delicioso) e deixe cozinhar por apenas alguns minutos. Derreta o chocolate e espalhe sobre as panquecas com as frutas picadas. Se você perceber que eles são muito líquidos, use um único ovo.

ENTÃO, PODEMOS CONSUMIR CARBOIDRATOS À NOITE SEM MEDO DE GANHAR PESO?

Sim. Tomar carboidratos à noite nos ajudará a repor o glicogênio (ou seja, as reservas onde armazenamos carboidratos em nosso corpo) que consumimos durante o dia. Claro, se você não fez exercício físico durante o dia ou se o fizemos, mas esse glicogênio já foi reposto em outras refeições ao longo do dia, teremos esse estoque cheio e, comendo carboidratos à noite, podemos saturá-los, criando um excesso que o corpo transforma em gordura. Portanto, se você pratica algum tipo de esporte, pode ingerir uma quantidade maior de carboidratos durante o dia, independentemente do horário, do que se mantiver uma rotina de vida mais sedentária.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.