Câncer colorretal: os 4 sinais de que você pode estar em risco de desenvolver a doença, de acordo com um estudo

Fonte: CENÁRIOMT

os 4 sinais de que você pode estar em risco de desenvolver a doença, de acordo com um estudo
os 4 sinais de que você pode estar em risco de desenvolver a doença, de acordo com um estudo

Especialistas têm mostrado um aumento considerável nos casos de jovens diagnosticados com câncer colorretal.

Pessoas com idades entre 35 e 40 anos, anteriormente não consideradas de risco, estão recebendo o diagnóstico complicado.

Na maioria dos casos, seriam até diagnósticos tardios, já que os sintomas que poderiam tê-los alertado são atribuídos a outra doença.

Agora, um grupo de cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos, determinou quais são 4 sintomas aos quais os jovens devem ficar muito atentos, pois alertam sobre o risco de desenvolver câncer colorretal.

[Continua depois da Publicidade]

Quais são os sinais de alerta do câncer colorretal?

Depois de analisar as informações médicas de mais de 5 mil pacientes com câncer colorretal em estágio inicial, os pesquisadores detectaram 4 sintomas diferentes que podem aparecer em um intervalo de três meses a dois anos antes da identificação da doença:

  • Dor abdominal.
  • Sangramento retal.
  • Diarréia.
  • Anemia por deficiência de ferro (devido à deficiência de ferro).

Esses sinais de alerta significam que uma pessoa tem uma chance maior de ser diagnosticada com esse tipo de câncer ou podem ser alguns dos primeiros sintomas da doença maligna.

Na verdade, os especialistas especificam que quanto mais sintomas estiverem presentes, maior o risco. Se você tiver apenas um, a chance de diagnóstico é dobrada. Se você tiver dois em quatro, aumenta cerca de 3,5 vezes e, se tiver três ou todos, o risco aumenta 6,5 ​​vezes.

Esses resultados não devem ser úteis apenas para cada paciente, mas os autores enfatizam que é necessário que sejam conhecimentos manuseados por médicos de áreas especializadas, inclusive aqueles que prestam atendimento de emergência, para reconhecer tumores malignos mais precocemente.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).