Café cura a ressaca? Confira neste post

Fonte: CenárioMT

11 425

Está procurando algo para melhorar da ressaca? Passou a noite bebendo e agora está com dor de cabeça, náuseas e sensação de tontura. Você acordou cedo e quer saber se um bom Café cura a ressaca? Continue lendo aqui no CenárioMT e entenda.

Existem muitas receitas caseiras que supostamente ajudam a reverter esse quadro de intoxicação do organismo, incluindo uma boa dose de café forte. No entanto, há pouca ou nenhuma evidência que sugira que a bebida mais consumida no mundo pode reverter os efeitos do álcool.

Na verdade, embora possa aliviar alguns sintomas da ressaca, o café, na verdade, pode prolongar outros efeitos do álcool.

Café pode ajudar a “curar” a ressaca?

Atualmente, não há uma “cura” para a ressaca, e é improvável que o consumo de café proporcione algum alívio.

[Continua depois da Publicidade]

Semelhante ao álcool, a cafeína, presente no café, é um conhecido diurético. Portanto, pode desidratar ainda mais o organismo, potencialmente prolongando ou piorando certos sintomas da ressaca.

Não há pesquisas suficientes sobre os efeitos do café em pessoas que apresentam sintomas de ressaca e a maioria delas se concentra na mistura de bebidas energéticas cafeinadas com álcool.

Artigo publicado no site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos alertam sobre os perigos de misturar álcool e cafeína. A ingestão dessas duas substâncias pode mascarar os efeitos do álcool, fazendo com que as pessoas se sintam mais alertas e sóbrias.

De acordo com um estudo de revisão de 2011, publicado no periódico científico Journal of Caffeine Research, pessoas que misturam álcool e cafeína são mais propensas a se envolver em comportamentos de risco do que aqueles que consomem apenas bebidas alcoólicas.

Outra pesquisa, publicada em 2013 no jornal Addictive Behaviors, também observa que misturar álcool e cafeína não é capaz de evitar os sintomas da ressaca.

“Apesar de as cervejas cafeinadas melhorarem a percepção da qualidade do sono, os efeitos foram maiores em relação ao estado de alerta matinal do que na qualidade durante o sono, sem efeitos na manutenção da dormida ou no tempo total dormindo. Nenhum efeito foi observado na incidência ou gravidade da ressaca”, afirmam os cientistas no artigo publicado em 2013.

A melhor estratégia para evitar a ressaca não ingerir álcool ou beber com moderação, sem esquecer de manter a devida hidratação do corpo com água.

Quando a ressaca surge, uma dica é se reidratar, comer alimentos nutritivos e descansar bastante.

Dicas para o café da manha

Dicas para fazer um bom café no bule; confira

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!