Biscoito de polvilho é saudável? Saiba mais sobre o alimento com os fatos reais

Não fique na dúvida, faça a melhor escolha

Fonte: REDAÇÃO

biscoito de polvilho
Biscoito de polvilho é saudável? Saiba mais sobre o alimento com os fatos reais. - Canva.

Levinho, crocante e saboroso, o biscoito de polvilho é o snack preferido de muitos brasileiros. Assim, em geral, costuma-se pensar que ele é uma opção mais saudável para incluir em lanches e outros horários. Porém, será que ele é realmente tão inofensivo assim?

Assim, veja hoje, 5 de setembro, quais são os mitos e verdades sobre a ingestão do famoso biscoito de polvilho. Assim, veja quais são os índices nutricionais que você acaba ingerindo ao fazer o consumo desse alimento. Do mesmo modo, confira também quais são as opções mais saudáveis para incluir na sua dieta alimentar!

Veja também: Dia do nutricionista: por que a importância desse dia e o que esse profissional faz? Saiba em minutos

biscoito de polvilho
Confira a verdade sobre o biscoito de polvilho. – Wikimedia Commons.

Biscoito de polvilho é saudável ou não? Entenda

Se você olhar a tabela nutricional do biscoito de polvilho, vai pensar que este é um alimento de baixo teor calórico, ou seja, que não oferece riscos à sua dieta. Porém, em geral, utiliza-se a quantidade de 100g como padrão para esse cálculo, o que equivale a 1 xícara do snack.

[Continua depois da Publicidade]

Contudo, além de ser difícil tentar consumir somente essa porção, já que se trata de um biscoito bem leve, ela ainda contém 20 gramas de carboidratos, o que equivale a duas fatias de pão de forma e alto índice de cerca de 4g de gordura. Além disso, o nível de proteínas de sua composição é nulo.

Ademais, especialistas atentam para o fato de que o biscoito de polvilho tem um índice altíssimo de sódio. Assim, em um pacote médio do snack, consome-se a metade de toda a quantidade de sódio permitida para ingestão em 1 dia. Nesse caso, a cada 100g do produto, há 1092mg de sódio, sendo que o consumo máximo recomendado para uma diária é de até 2000mg.

Portanto, esse tipo de snack deve ser evitado principalmente por pessoas que sofrem de pressão alta, retenção de líquidos e problemas associados ao sódio. Do mesmo modo, por conter uma alta taxa de carboidratos, ele também se torna um grande inimigo das dietas low carb.

E agora, qual snack devo consumir?

Se você é fã do biscoito de polvilho, prefira fazer a versão caseira desse snack, que é simples de se fazer e oferece menos prejuízos ao organismo do que a versão industrializada. Nesse sentido, basta utilizar pouco sal e incluir ingredientes saudáveis, como azeite e ervas.

Além disso, uma opção mais saudável e rica em benefícios para o organismo é a pipoca feita em casa, com adição na panela de manteiga, azeite ou mesmo água.

Esperamos que essa matéria tenha sido esclarecedora sobre as características do biscoito de polvilho. Ademais, se você quer acompanhar mais conteúdos como esse, não deixe de seguir o nosso blog.

Veja mais: Você conhece o chá santo daime? Será que ele faz bem para saúde? Veja mais sobre

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.