Beber café muito quente pode causar câncer de esôfago

Fonte: CENÁRIOMT

Beber café muito quente pode causar câncer de esôfago
Beber café muito quente pode causar câncer de esôfago

Você sabia que beber café muito quente pode causar câncer de esôfago? tomar café pela manhã é um ritual que seu público tem e pode ter seus benefícios , mas nem todos os especialistas concordam com os benefícios que essa bebida pode trazer. 

Segundo a pesquisa, pessoas que bebem café ou qualquer bebida quente têm maior risco de serem diagnosticadas com câncer de esôfago . 

Este é um estudo inédito , que não se dedicou a consultar ou monitorar os hábitos de café da manhã dos voluntários, mas analisou diretamente sua predisposição genética para consumir essa bebida. 

Como é feito um estudo genético?

Para este trabalho, os pesquisadores usaram as informações genéticas de mais de 580.000 cidadãos do Reino Unido e da Finlândia . Com ela, determinaram as variáveis ​​hereditárias que predispõem as pessoas a beber mais ou menos café. 

[Continua depois da Publicidade]

Uma das vantagens dessa metodologia é que ela reduz as chances de os estudos serem “contaminados” por outras informações. Por exemplo, no nível comportamental, pessoas que costumam beber muito café também tendem a consumir muito álcool , portanto os resultados do estudo podem ser explicados pela quantidade de bebidas alcoólicas.

Mas ao analisar os genes, esse problema desaparece, já que a nível genético, beber café não está relacionado ao álcool, mas sim à preferência pelo consumo de qualquer bebida quente. 

Quais são as chances de ter câncer no esôfago?

Com os dados obtidos, os pesquisadores identificaram que pessoas que possuem um alto escore genético para o consumo de café têm 2,8 vezes mais chances de sofrer de câncer de esôfago. 

As estatísticas tornam-se mais complicadas, à medida que aumenta a temperatura preferida das bebidas, uma vez que aqueles que preferem alimentos quentes são detectados 5,5 vezes mais propensos, enquanto aqueles que os bebem quentes têm apenas 2,7 vezes mais chances de serem diagnosticados. 

Especialistas teorizam que as chances podem ser explicadas por danos estruturais na mucosa esofágica decorrentes de bebidas quentes, mas estudos que possam confirmar esse mecanismo ainda não foram feitos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).