A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da venda, fabricação, distribuição, propaganda e uso de 69 cosméticos capilares da empresa Cosmoética, além de outros produtos da marca Truss e da linha Ozonteck, que utilizam ozônio em sua composição. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores.
Segundo a agência, os produtos da Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda estavam apenas notificados, sem o devido registro obrigatório. O mesmo ocorreu com o item Truss Máscara Capilar Selante Blond, da Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos, que também foi apenas notificado, embora exija registro formal.
Entre os itens suspensos pela Anvisa estão diversas linhas de realinhamentos térmicos, progressivas, botox e selagens capilares de diferentes marcas, incluindo Buran Profissional, Liberty Hair, Zelo Hair e Beleza Rara. Todos os produtos deverão ser recolhidos do mercado imediatamente.
Além dos cosméticos capilares, a ação também atingiu a marca Ozonteck, da empresa +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda. A Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão de produtos como sabonetes, cremes dentais, tônicos capilares e condicionadores ozonizados, destinados a adultos e crianças.
De acordo com a Anvisa, embora os produtos da Ozonteck sejam registrados como cosméticos, o fabricante alegava propriedades farmacológicas, o que é proibido pela regulamentação sanitária para este tipo de item.
A agência reforçou que produtos sem registro ou regularização não garantem segurança, qualidade e eficácia, podendo causar sérios danos à saúde. O órgão orienta que consumidores evitem o uso de cosméticos irregulares e façam denúncias à Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento 0800 642 9782.