Alimentos congelados: nem todos podem ser colocados no freezer

Fonte: CENÁRIOMT

Alimentos congelados: nem todos podem ser
Alimentos congelados: nem todos podem ser FOTO:PIXABAY

Para ganhar tempo, os brasileiros estão cada dia mais guardando alimentos congelados. Cozinhar e comer foram revolucionados quando os freezers foram criados. Essas peças de tecnologia permitem manter, mesmo por meses, alimentos que costumavam estragar em algumas semanas. Mas nem todos os produtos podem ser congelados. 

Dependendo das características do alimento, ele pode ser ainda mais danificado quando exposto à alta umidade e ao frio dos freezers. Alguns até se tornariam perigosos para comer. 

Confira quais são todos os produtos que você não deve congelar

Frutas e verduras

Legumes frescos com alto teor de água não são recomendados para armazenar na geladeira, pois quando você os descongela, o líquido interno também descongela e eles ficam moles e com uma textura esponjosa. 

[Continua depois da Publicidade]

Se você expor essas frutas e vegetais a baixas temperaturas, não espere que permaneçam tão frescos quanto antes. Embora você não possa fazer uma salada, você pode usar algumas delas para pratos cozidos ou em sucos. 

Alguns dos produtos com alta concentração de água são alface, pepino, melão, melancia, espinafre, maçã, aipo ou repolho, entre outros. 

Comida cozida

Quando você cozinha os alimentos você altera suas estruturas e texturas, e a mesma coisa acontece quando você os congela e descongela, mas neste caso pode ter um resultado muito desagradável. 

Por exemplo, mesmo macarrão cozido al dente fica mole, mastigável e cozido demais quando você o descongela, e o mesmo vale para o arroz cozido. 

Alimentos fritos , sejam batatas, empanadas ou batatas recheadas, também não devem ser congelados depois de cozidos. O problema não é mantê-los em temperatura baixa, mas quando você quiser comê-los, o excesso de líquido fará com que eles se tornem como uma esponja e absorvam o excesso.

Também não é recomendado com preparações que incluam um produto lácteo , como leite ou creme, pois corre-se o risco de que se separem quando estiverem dentro do aparelho. 

Especiarias e condimentos

Os produtos que utiliza para dar sabor às suas refeições devem ser guardados num local escuro, seco e fresco para manter a sua qualidade, e nunca os coloque no congelador. 

Especiarias como cravo, essência de baunilha e pimenta tendem a ter um sabor muito mais forte e até amargo. 

No caso dos curry em pó, uma vez expostos às baixas temperaturas do freezer, eles adquirem um sabor de mofo, segundo o Centro Nacional de Preservação de Alimentos , da Universidade da Geórgia.

Não recongele as carnes

Carnes de diferentes animais podem ser mantidas seguras no freezer por várias semanas, dependendo do corte . Mas uma vez que você descongela um pedaço, você não pode colocá-lo de volta em baixas temperaturas. 

[Continua depois da Publicidade]

É que as mudanças no calor da carne criam o ambiente ideal para a proliferação de bactérias , e estas podem contaminar sua comida e até causar certas doenças. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Avatar de Rebeca Moraes
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).