A pele envelhece ao praticar esportes?

Não podemos dizer que a prática do esporte é uma causa direta para a pele envelhecer prematuramente.

Fonte: Redação

Esportes
por pixabay

A pele envelhece por causa da prática de esportes? Estamos diante de uma das dúvidas ou mitos mais frequentes sobre a prática de exercícios físicos. É verdade que há casos de atletas (especialmente no campo de corredores e em esportes aeróbicos) que mostram uma aparência epitelial envelhecida e, portanto, há uma crença mais ou menos estabelecida que relaciona diretamente o envelhecimento prematuro ao exercício físico, mas isso é 100% verdade?

Com certeza, não. Não podemos dizer que a prática do esporte é uma causa direta para a pele envelhecer prematuramente, embora seja verdade que há uma relação quando a intensidade de nossos treinos é extremamente alta ou quando realizamos exercícios físicos excessivos para o nosso corpo.

Não podemos dizer que a prática do esporte é uma causa direta para a pele envelhecer prematuramente

Como o esporte excessivo afeta a pele? Quando nos exercitamos, há uma perda de gordura corporal que, logicamente, se reflete no processo de queima de calorias. O problema surge quando realizamos exercícios que excedem a capacidade do nosso corpo e do nosso histórico físico. Ao suar excessivamente, não apenas perdemos água (favorecendo a desidratação dos tecidos), mas também perdemos sais minerais que podem irritar a camada superficial da pele, enfraquecendo seu manto ácido externo. Isso resulta em desmineralização tecidual, tornando-os mais vulneráveis a fatores como: envelhecimento cronológico, radicais livres e radiação UV.

Por essa razão, é transcendental que não exponhamos nosso corpo a treinamento intensivo que exceda nossos limites, para não incentivar um possível envelhecimento epitelial prematuro. Anna Rovira, diretora da Outback Nature’s Pharmacy SLU (proprietária da marca Kyrocream), destaca as chaves para manter o corpo de um atleta em seu nível máximo: “Descanse e não treine mais do que o esperado, dando ao corpo tempo para recuperar e assimilar a carga de trabalho. É altamente recomendável aplicar géis de efeito frio pós-treino, pois eles ajudam a recuperar músculos e ligamentos de forma otimizada, proporcionando conforto e relaxamento muscular.”

[Continua depois da Publicidade]

Da mesma forma, é muito importante dedicar um período estipulado ao alongamento para alcançar a maior força e flexibilidade possíveis nos músculos e articulações. Para obter os melhores resultados, aplique a recuperação muscular Kyrocream Sport Ice e o gel esportivo de efeito frio no final de seus treinos e competições esportivas, um produto que contribui com benefícios como: recuperar e reduzir a fadiga após o exercício físico e facilitar a recuperação muscular. Gera um efeito frio intenso e prolongado na área de aplicação; seus vapores favorecem a ventilação nasal e o relaxamento integral; e reduz os inchaços derivados de entorses ou entorses graças aos seus ingredientes naturais.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!