8 sintomas que revelam que você sofre de TOC amoroso

Fonte: CENÁRIOMT

8 sintomas que revelam que você sofre de TOC amoroso
8 sintomas que revelam que você sofre de TOC amoroso FOTO:PIXABAY

Você já ouviu falar sobre o TOC amoroso? Existem muitos tipos de TOC. Uma das mais conhecidas é a limpeza e a ordem, mas existem outras que afetam outros aspectos da vida, como os relacionamentos amorosos.

Este tipo de transtorno obsessivo-compulsivo relacional refere-se àquele que se concentra no ente querido ou no ente querido, no qual o próprio relacionamento é questionado, surgindo ideias obsessivas sobre si mesmo ou sobre o outro.

Obsessões de amor

As pessoas que sofrem de TOC amoroso ou relacional têm pensamentos intrusivos e recorrentes sobre o amor, seu parceiro ou relacionamentos românticos. Por exemplo, eles podem duvidar dos sentimentos de seu parceiro, sentir medo de perder um ente querido ou de infidelidade.

Compulsões de amor

O TOC amoroso pode se manifestar com comportamentos ou rituais repetitivos que uma pessoa realiza em resposta a obsessões relacionadas ao amor. Por exemplo, estão constantemente em busca de provas de amor, pedem garantias ao parceiro, fofocam obsessivamente nas redes sociais do casal…

[Continua depois da Publicidade]

Medo de rejeição

Essas pessoas costumam ter uma preocupação constante e excessiva em serem rejeitadas ou abandonadas pelo parceiro. Isso pode levar a comportamentos de busca de segurança, como exigir demonstrações constantes de amor ou evitar situações que possam desencadear medo de rejeição.

Busca por certezas

Sofrer de TOC relacional pode levar as pessoas que sofrem com isso a pedir constantemente explicações ao parceiro, sinais de amor e compromisso que confirmem que desejam estar com ele.

Interferência na vida amorosa

Ter TOC amoroso torna as pessoas incapazes de manter relacionamentos saudáveis ​​e satisfatórios. Nesses casos, é necessário buscar a ajuda de um profissional de saúde mental que possa tratar desse problema.

Impacto no bem-estar emocional

O TOC relacional pode ter um impacto significativo no seu bem-estar emocional. Obsessões e compulsões constantes podem levar à ansiedade, tristeza, frustração e baixa auto-estima. Se estes sintomas o afetam significativamente e comprometem a sua qualidade de vida, é aconselhável procurar ajuda profissional para aprender a gerir e superar estas dificuldades emocionais.

Dificuldade em controlar os sintomas

Se você tentou controlar suas obsessões e compulsões, mas está sobrecarregado e não consegue, também precisa procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Um especialista em transtorno obsessivo-compulsivo pode fornecer as ferramentas necessárias para gerenciar e reduzir seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Necessidade de orientação e apoio

Pessoas com TOC amoroso podem experimentar sentimentos de confusão e insegurança relacionados aos seus relacionamentos amorosos. Se isso acontecer com você e você sentir que precisa de ajuda e orientação, não hesite em conversar com seu médico ou psicólogo para que eles possam apoiá-lo e orientá-lo na recuperação.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).